Queime Depois de Ler

0

Um Babel cômico. Essa é uma boa forma de definir Queime Depois de Ler. Afinal de contas, temos aqui um punhado de histórias com personagens completamente diferentes e que, eventualmente, vão se cruzar.

Tudo começa quando o personagem de John Malkovich (aquele cara que todo mundo sabe o nome, mas ninguém sabe quem é) é demitido da CIA. Com raiva de toda a politicagem que lhe custou o emprego, decide escrever um livro de memórias. O problema é que essas memórias vão acabar parando na mão de dois atrapalhados funcionários de uma academia (Frances McDormand e Brad Pitt, este talvez no papel mais carismático e divertido de sua carreira) que até querem devolver o bagulho, mas acreditam serem merecedores de uma recompensa para bons samaritanos. João Malacoeu confunde a inocência e burrice dos dois com chantagem e está armada a confusão.

Existem muitos outros personagens não sinopsiados acima, é verdade. E a forma como cada um vai se encaixando na história geral é cada vez mais absurdo, a ponto de fazer o espectador desistir de acompanhar e simplesmente relaxar para curtir as piadas.

A história faz humor em cima das confusões causadas por um simples mal entendido e por pessoas que gostam de se julgar mais importantes do que realmente são. E até dá certo, especialmente por causa do personagem de Brad Pitt, que é deveras engraçado. Só que um pouco mais de cuidado para tudo fazer mais sentido cairia bem. Afinal de contas, não é a proposta aqui tentar fazer humor nonsense.

No início desta resenha, comparei Queime Depois de Ler com Babel. Outra comparação também pode ser feita: a série X homens e sabe-se lá quantos segredos, graças ao tipo de humor e até mesmo ao elenco estrelado (não por acaso, Brad Pitt e George Clooney participam de ambos). Se essas comparações agradam a vossa senhoria, não perca.

Galeria

REVER GERAL
Nota
Artigo anteriorÍdolos dos Otakus novamente no Brasil
Próximo artigoNovo do Kevin Smith ganha título e trailer legendado em português
Carlos Eduardo Corrales
Editor-chefe. Fundou o DELFOS em 2004 e habita mais frequentemente as seções de cinema, games e música. Trabalha com a palavra escrita e com fotografia. É o autor dos livros infantis "Pimpa e o Homem do Sono" e "O Shorts Que Queria Ser Chapéu", ambos disponíveis nas livrarias. Já teve seus artigos publicados em veículos como o Kotaku Brasil e a Mundo Estranho Games. Formado em jornalismo (PUC-SP) e publicidade (ESPM).
queime-depois-de-lerPaís: EUA<br> Ano: 2008<br> Gênero: Comédia<br> Roteiro: Joel e Ethan Coen<br> Elenco: George Clooney, Frances McDormand, John Malkovich, Tilda Swinton, Richard Jenkins, Brad Pitt e J.K. Simmons.<br> Diretor: Joel e Ethan Coen<br>