Para todos aqueles que se lembram bem do nosso amigo Quentin Tarantino, é bom relembrar também que ele é o produtor das trilhas sonoras de seus filmes. E, como sempre, ele garimpa coisas que parecem exóticas, cafonas ou antiquadas, mas acabam se tornando cool nas mãos dele. Eu poderia chamá-lo de alquimista musical, mas ele não é do ramo da música, mas dos filmes. Quentin acaba se destacando pela quebra da mesmice daqueles diretores que ficam só usando efeitos de percussão em cenas e colocando uma faixa hit parade para ser o tema do filme.
O encarte do CD inclui a imagem da capa e pôster do filme, onde Uma Thurman está com um cigarro em uma mão e um romance barato de ficção na outra, bem no estilo Nelson Gonçalves da vida. Tem umas simulações de partes amassadas na própria impressão, para lembrar livros velhos e com capas moídas de tanto usar.
A trilha consegue ter Surf Music, Funk, um pouquinho de Blues ali, umas baladas aqui e Twist acolá. A mistura parece louca, mas entra bem no contexto final. Vale muito a pena dar uma conferida na trilha após ter visto o filme. Várias faixas são temas do filme, uma coisa bem legal.
Como é de praxe, a idéia do Tarantino foi colocar neste CD nada mais nada menos do que a sensação de se passar pelo filme sem que se precise assisti-lo. É uma imersão interessante pros apreciadores do estilo cool, e ser eclético é a ordem do dia. Escute essa trilha com seu espírito cínico, pois é esta a proposta do filme Pulp Fiction (que ganhou o sub-título de “Tempo de violência” aqui no Brasil).
Vou comentar as faixas mais importantes para passar a idéia.
Faixa 1 – Pumpkin And Honey Bunny Misirlou: Logo de cara você começa ouvindo um dos diálogos interessantes do filme, quando um casal conversa normalmente em um destes restaurantes simples dos Estados Unidos (daqueles que costumam ter a mesa fixa em meio a duas poltronas). Então, depois de dizer que se amam, berram “Isto é um assalto” e a música começa. Ao invés das percussões genéricas, é um Surf Music misto com Jazz ferrado. Acaba lembrando Kill Bill e os momentos de Beatrix Kiddo caçando seus inimigos. Uma curiosidade é que essa música foi usada recentemente em um sucesso do Black Eyed Peas.
Faixa 2 – Royale With Cheese: Muitos acham que essa faixa não deveria estar no disco. O que eu acho? Bom, simplesmente acabei achando interessante depois de um tempinho. É apenas uma gravação da conversa de Vincent (John Travolta) e Jules (Samuel L Jackson). Vincent comenta que o Quarteirão com Queijo do McDonald’s na Holanda se chama Royale com Queijo devido ao tipo de marcação e loteamento de lá serem diferentes. Bizarro é pouco!
Faixa 3 – Jungle Boogie: Esse Funk é um dos mais bacaninhas que se pode ouvir em uma trilha sonora que pega trilhas antigas, mas nem sempre podemos colocar James Brown em tudo com a mesma música, não é mesmo? Jungle Boogie cumpre seu papel de seguir o filme mental dos dois bandidos no carro e a história continua.
Faixa 4 – Let’s Star Together: Essa balada é o fundo da conversa do chefe de Vincent e Jules (o negro amedrontador e respeitado que só aparece de costas com um band-aid no pescoço) com o personagem de Bruce Willis.
Faixa 8 – Zed’s Dead Baby: Essa rola depois do personagem de Bruce Willis passar por maus bocados, roubar uma moto e fugir com sua garota pela estrada, quebrado, cansado e ferrado. Com o inimigo finalmente derrotado após tanta luta, essa música mostra exatamente o sentimento de se passar com uma motoca pela estrada. Tem um grupo de metais e saxofonista esplêndidos, e a guitarra havaiana também faz você viajar junto com o Bruce Willis, fugindo pra um lugar melhor no plausível tom sombrio e ao mesmo tempo “contente”.
Faixa 9 – Jack Rabbit Slims Twist Contest: Uma das cenas mais clássicas ficou com esta música de fundo. Pois é, um concurso de Twist. A cena é ambientada em um restaurante temático, com toda a decoração e etc. nos moldes dos filmes e música dos Anos 50. John Travolta e Uma Thurman dançam esta música passando os dedinhos em forma de “V” pelos olhos. Isso criou uma moda de charges e piadas por um bom tempo na época do lançamento do filme. Os dois iriam eventualmente voltar a dançar juntos na comédia Be Cool.
Faixa 10 – Girl You’ll Be A Woman Soon: Música de Neil Diamond, aqui interpretada por Urge Overkill. A entrada desta música no filme é engraçada: a personagem de Uma é a esposa do chefe de Vincent. Completamente bêbada, ela quase comete um ato promiscuo, e dança ouvindo esta música. Esta é bem famosa e romântica e ainda toca nas rádios.
Faixa 16 – Ezekiel 25:17: Jules resolve se converter e isso resulta numa das seqüências mais engraçadas para mim. Jules recita Ezequiel 25:17 da Bíblia Cristã e detona quem eles foram matar com tiros violentos e bem altos na gravação. Tente acordar uma pessoa com essa faixa, de preferência usando a parte dos tiros somente. É uma experiência incrível. Principalmente para a pessoa que for acordada.
Volta e meia pode-se ouvir este disco fazendo o que bem entender. Existem outras faixas que não precisam ser comentadas, mas que de fato podem embalar uma tarde sua enquanto usa o computador para qualquer coisa. A trilha embala o filme muito bem, e faz você ficar embalado por ele quando a ouve. Aproveite e seja invadido pelo espírito cínico do humor negro de Tarantino! Clique aqui e compre.