Pulp Fiction Original Soundtrack

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Para todos aqueles que se lembram bem do nosso amigo Quentin Tarantino, é bom relembrar também que ele é o produtor das trilhas sonoras de seus filmes. E, como sempre, ele garimpa coisas que parecem exóticas, cafonas ou antiquadas, mas acabam se tornando cool nas mãos dele. Eu poderia chamá-lo de alquimista musical, mas ele não é do ramo da música, mas dos filmes. Quentin acaba se destacando pela quebra da mesmice daqueles diretores que ficam só usando efeitos de percussão em cenas e colocando uma faixa hit parade para ser o tema do filme.

O encarte do CD inclui a imagem da capa e pôster do filme, onde Uma Thurman está com um cigarro em uma mão e um romance barato de ficção na outra, bem no estilo Nelson Gonçalves da vida. Tem umas simulações de partes amassadas na própria impressão, para lembrar livros velhos e com capas moídas de tanto usar.

A trilha consegue ter Surf Music, Funk, um pouquinho de Blues ali, umas baladas aqui e Twist acolá. A mistura parece louca, mas entra bem no contexto final. Vale muito a pena dar uma conferida na trilha após ter visto o filme. Várias faixas são temas do filme, uma coisa bem legal.

Como é de praxe, a idéia do Tarantino foi colocar neste CD nada mais nada menos do que a sensação de se passar pelo filme sem que se precise assisti-lo. É uma imersão interessante pros apreciadores do estilo cool, e ser eclético é a ordem do dia. Escute essa trilha com seu espírito cínico, pois é esta a proposta do filme Pulp Fiction (que ganhou o sub-título de “Tempo de violência” aqui no Brasil).

Vou comentar as faixas mais importantes para passar a idéia.

Faixa 1 – Pumpkin And Honey Bunny Misirlou: Logo de cara você começa ouvindo um dos diálogos interessantes do filme, quando um casal conversa normalmente em um destes restaurantes simples dos Estados Unidos (daqueles que costumam ter a mesa fixa em meio a duas poltronas). Então, depois de dizer que se amam, berram “Isto é um assalto” e a música começa. Ao invés das percussões genéricas, é um Surf Music misto com Jazz ferrado. Acaba lembrando Kill Bill e os momentos de Beatrix Kiddo caçando seus inimigos. Uma curiosidade é que essa música foi usada recentemente em um sucesso do Black Eyed Peas.

Faixa 2 – Royale With Cheese: Muitos acham que essa faixa não deveria estar no disco. O que eu acho? Bom, simplesmente acabei achando interessante depois de um tempinho. É apenas uma gravação da conversa de Vincent (John Travolta) e Jules (Samuel L Jackson). Vincent comenta que o Quarteirão com Queijo do McDonald’s na Holanda se chama Royale com Queijo devido ao tipo de marcação e loteamento de lá serem diferentes. Bizarro é pouco!

Faixa 3 – Jungle Boogie: Esse Funk é um dos mais bacaninhas que se pode ouvir em uma trilha sonora que pega trilhas antigas, mas nem sempre podemos colocar James Brown em tudo com a mesma música, não é mesmo? Jungle Boogie cumpre seu papel de seguir o filme mental dos dois bandidos no carro e a história continua.

Faixa 4 – Let’s Star Together: Essa balada é o fundo da conversa do chefe de Vincent e Jules (o negro amedrontador e respeitado que só aparece de costas com um band-aid no pescoço) com o personagem de Bruce Willis.

Faixa 8 – Zed’s Dead Baby: Essa rola depois do personagem de Bruce Willis passar por maus bocados, roubar uma moto e fugir com sua garota pela estrada, quebrado, cansado e ferrado. Com o inimigo finalmente derrotado após tanta luta, essa música mostra exatamente o sentimento de se passar com uma motoca pela estrada. Tem um grupo de metais e saxofonista esplêndidos, e a guitarra havaiana também faz você viajar junto com o Bruce Willis, fugindo pra um lugar melhor no plausível tom sombrio e ao mesmo tempo “contente”.

Faixa 9 – Jack Rabbit Slims Twist Contest: Uma das cenas mais clássicas ficou com esta música de fundo. Pois é, um concurso de Twist. A cena é ambientada em um restaurante temático, com toda a decoração e etc. nos moldes dos filmes e música dos Anos 50. John Travolta e Uma Thurman dançam esta música passando os dedinhos em forma de “V” pelos olhos. Isso criou uma moda de charges e piadas por um bom tempo na época do lançamento do filme. Os dois iriam eventualmente voltar a dançar juntos na comédia Be Cool.

Faixa 10 – Girl You’ll Be A Woman Soon: Música de Neil Diamond, aqui interpretada por Urge Overkill. A entrada desta música no filme é engraçada: a personagem de Uma é a esposa do chefe de Vincent. Completamente bêbada, ela quase comete um ato promiscuo, e dança ouvindo esta música. Esta é bem famosa e romântica e ainda toca nas rádios.

Faixa 16 – Ezekiel 25:17: Jules resolve se converter e isso resulta numa das seqüências mais engraçadas para mim. Jules recita Ezequiel 25:17 da Bíblia Cristã e detona quem eles foram matar com tiros violentos e bem altos na gravação. Tente acordar uma pessoa com essa faixa, de preferência usando a parte dos tiros somente. É uma experiência incrível. Principalmente para a pessoa que for acordada.

Volta e meia pode-se ouvir este disco fazendo o que bem entender. Existem outras faixas que não precisam ser comentadas, mas que de fato podem embalar uma tarde sua enquanto usa o computador para qualquer coisa. A trilha embala o filme muito bem, e faz você ficar embalado por ele quando a ouve. Aproveite e seja invadido pelo espírito cínico do humor negro de Tarantino! Clique aqui e compre.

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Nota
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Alfredo De la Mancha
Alfredo é um dragão nerd que sonha em mostrar para todos que dragões vermelhos também podem ser gente boa. Tentou entrar no DELFOS como colunista, mas quando tinha um de seus textos rejeitados, soltava fogo no escritório inteiro, causando grandes prejuízos. Resolveu, então, aproveitar sua aparência fofinha para se tornar o mascote oficial do site.
pulp-fiction-original-soundtrackAno: 1994<br> Gênero: Trilha Sonora<br> Número de Faixas: 16<br> Gravadora: MCA<br>