Não é segredo que meus dois sites preferidos quando quero ler resenhas de games são o IGN e o Gamespot. Contudo, tem uma coisa que eu odeio em ambos e na maior parte dos veículos gamísticos: os previews são completamente press-releases, só falando como o jogo em questão vai ser bom. Isso me incomoda tanto que eu dificilmente os leio, me limitando a curtir apenas as resenhas.
É o caso do mais recente preview do novo Prince of Persia, tratando da personagem Elika, a nova sidekick do protagonista, como se fosse a mais profunda inovação da história dos games. Ainda assim, traz novidades interessantes.
Durante boa parte do jogo, seu personagem será acompanhado pela mocinha, que tem na mágica a sua especialidade. Segundo o press-rele… o preview, ela vai ter uma IA jamais vista e que nunca vai atrapalhar o jogador. Por exemplo, se você está se equilibrando em uma beirada, ela vai atrás. No momento que você mudar de direção, ela pula para a morte, mas o Príncipe rapidamente a segura com uma mão e a joga para o outro lado. Legal, né?
Apesar de ter uma inteligência artificial de deixar qualquer metaleiro com inveja, ela será completamente passiva e só vai fazer algo quando você mandar, através de um botão específico. Esse botão poderá ser usado com os outros botões de ataque, fazendo “combos impressionantes” (sigh). Tudo bem que o combate da série sempre foi meio cocozão, os jogos eram legais pela acrobacia mesmo. Acho difícil que essa versão mude isso.
Mas não é só. Se você ligar agora, vai perceber que Elika também nunca vai morrer, vai ajudar em puzzles (por ajudar, entenda que ela vai pisar no botão enquanto você faz outra coisa, não que ela resolva para você, é claro) e ainda pode mostrar o caminho certo com a sua mágica.
Sinceramente, não tem nada aí que seja realmente inédito. Jogos como Lego Star Wars, Descent e Gears of War já tiveram sidekicks que faziam absolutamente tudo isso. Seria legal que o sidekick permitisse alguma forma de jogo cooperativa, o que não parece ser o caso, então a presença dela não faz tanta diferença para mim. E para você?
Confira o trailer abaixo: