Project Tower é um jogo em desenvolvimento com lançamento previsto para o terceiro trimestre de 2024, para Windows e PS5. Até algumas horas atrás, eu não o conhecia. Porém, a Yummy Games me contatou oferecendo a possibilidade de testar um demo antes de todo mundo, e o jogo pareceu interessante o suficiente para valer o teste.
PROJECT TOWER
Project Tower é um jogo de tiro em terceira pessoa em que seu objetivo é chegar ao topo da torre, e cada andar é um bioma diferente. Este demo contém o primeiro andar, o terceiro (que é apenas um chefe) e a abertura do quarto, que desemboca em uma cutscene/teaser.
A jogabilidade de tiro é sem grandes novidades. É um jogo bacaninha, com jeito e sabor de AA, o que é sempre bem-vindo. Porém, o que o torna realmente promissor é a mecânica de se transformar em bichos ou ferramentas.
Isso é demonstrado logo no início, quando você se transforma em uma minhoca que permite entrar em lugares apertados ou andar sobre uma piscina cheia de vermes. Mas fica melhor depois.
ALIEN, O 42º PASSAGEIRO
O jogo realmente mostra a que veio após o primeiro chefe, um monstro que é a imagem escarrada de um xenomorph. Ao vencê-lo, seu presunto fica no chão. Assim, eu pude me aproximar e apertar Y. Para minha surpresa, meu personagem se transformou no xenomorph, herdando seu ataque de fogo, que permitiu que eu queimasse a parede que bloqueava meu caminho. Ao seguir em frente, eu pude usar seus poderosos ataques contra monstrengos que antes estavam me dando trabalho. Foi muito legal!
Pelo demo, as transformações não são upgrades que você pode usar sempre que desejar. Parece que o jogo te dá a transformação necessária para o próximo desafio, e você sempre pode usar apenas a mais recente que absorveu. Claro que isso pode mudar, e acredito que, em alguns casos, deve ser possível optar por não trocar de transformação quando a oportunidade aparecer.
RETURNAL COVER
Os ataques, especialmente dos chefes, lembram bastante jogos de navinha estilo bullet hell, com tiros que enchem a tela. É um estilo do qual Returnal também usou para criar um TPS, e justamente por isso é muito difícil jogar Project Tower sem lembrar do jogo da Housemarque.
Project Tower tem algumas coisas que me deixaram um pouco preocupado. Depois de algumas cenas de ação, você precisa usar seus pontos para progredir, o que potencialmente pode travar progresso. Além disso, a temática de “subir na torre” deixa difícil não pensar que será um roguelite. Mas nada consta sobre isso no material de divulgação.
Talvez mais preocupante seja a ausência de opções de dificuldade e o chefe do andar 3 já demonstra que o game vai flertar bastante com alta e punitiva dificuldade. Espero que acessibilidade não seja o último pensamento na cabeça da desenvolvedora Yummy Games.
TECNICAMENTE
É complicado falar da parte técnica de um demo em early access, mas o jogo não está polido no momento que escrevo isso. Mexer nas opções costuma fazê-lo travar, e o save nem sempre funciona. Eu precisei parar de jogar quando terminei o primeiro andar, crente que ele teria salvado o início da próxima fase. Porém, quando voltei, o save restaurado foi na metade do primeiro andar. Acho muito difícil que isso seja intencional.
A performance também é estranha. Na minha RTX 3070, rodei no modo ultra qualidade a 62 FPS quase travados. Diminuir para ultra performance não melhorava a taxa de quadros, então imagino que tenha um cap forçado aí. Tentar mudar para full screen também costumava travar o jogo, então joguei o demo em windowed full screen.
Project Tower é um projeto muito promissor e eu realmente quero jogar o jogo final – que aposto meu papagaio que vai mudar de nome até o lançamento. Portanto, mantenha-se delfonado, pois vou mantê-lo no meu radar e, se mudar de nome, te conto. Enquanto isso, você pode jogar o mesmo demo que joguei entre 10 e 17 de junho, como parte do Steam Next Fest. Basta clicar aqui para baixar e/ou colocar na sua wishlist.