Lem é um jovem fã de ficção científica que acabou de arranjar um emprego legal e está criando coragem para chamar o broto dos seus sonhos para sair. Um dia, porém, uma nave espacial pousa perto da sua casa e, de dentro dela, sai um ser estranho e finca uma bandeira dos Estados Unidos no quintal. Ah, sim, eu falei que Lem não mora na Terra?
Os papéis invertidos são o maior charme de Planeta 51, animação europeia que entra em cartaz nessa sexta. Basicamente, trata-se de um E. T. às avessas. O alienígena (no caso, o humano) só quer voltar para casa e cabe ao grupo de jovens ajudá-lo a recuperar sua nave. No caminho, eles vão viver altas aventuras e eventualmente aprender o verdadeiro valor da amizade. Pausa para o “óun”.
You are part of the Rebel Alliance and a traitor. Take her away!
Mas charme definitivamente não falta neste simpático desenho. Tal qual este aqui, ele é repleto de referências a filmes de ficção científica, incluindo frases, detalhes de cenário e até designs.
Meu preferido é o simpático cachorrinho que nada mais é do que uma versão cuti do Alien, com direito a pipi ácido, uma linguinha dentro da língua e até mesmo um nome pra lá de sintomático: Ripley.
Se você for menos detalhista, no entanto, temos aqui uma historinha rasa e sem nenhuma novidade. Logo, o gimick de o alienígena ser o humano se gasta e, a partir daí, vemos apenas um filme exatamente como seria se os papéis fossem os tradicionais, com os humanos tentando mandar os aliens para casa.
Além disso, ele não esconde em nenhum momento o fato de ser um filme para crianças. Assim, os pimpolhos provavelmente gostarão bastante, mas em algumas cenas os acompanhantes adultos ficarão um tantinho entediados.
O humor vai na mesma toada. Admito que foram poucas as vezes nas quais eu realmente ri. Por outro lado, fiquei quase a projeção inteira sorrindo, graças ao charme e às cuti-cutilezas do design.
No final das contas, temos aqui uma fita que seria deveras recomendada para você levar seus pequenos e enchê-los de pipoca. Se você prefere ir ao cinema com amigos, vá a este aqui apenas se vocês forem grandes fãs e conhecedores de ficção científica, pois só assim vão aproveitá-lo plenamente.