Participe da campanha “Imposto Justo Para Videogames”!

0

A gente infelizmente sabe que o valor de consoles e jogos de videogame no nosso país é extremamente abusivo. A elevada carga tributária que é colocada sobre os produtos torna os preços em média 275% mais caros do que nos EUA!

Exemplo: Um Xbox 360 Elite sai lá fora por 299 dólares. Se convertêssemos este valor em reais (arredondando o valor de um dólar para dois reais), teríamos que o preço “justo” de um 360 Elite por aqui deveria ficar em mais ou menos 600 reais.

Mas basta pesquisar um pouquinho nas grandes redes de varejo para ver que o kit oficial do console não sai por menos de 1.999 pratas! o.O

Ninguém ganha com isso (teoricamente o governo, mas isto é uma faca de dois gumes para ele, também). Os altos impostos invariavelmente estimulam a famigerada pirataria e inviabilizam a consolidação de uma indústria nacional de games.

Indústria esta que, entre outras coisas, geraria empregos em diversas áreas, fortaleceria a economia e incentivaria grandes empresas a investirem seu rico dinheirinho por aqui.

Enfim… Este assunto rende muita discussão, mas a questão não é se aprofundar muito neste espaço (talvez em uma futura coluna).

Estamos aqui é para divulgar a excelente campanha: Imposto Justo Para Videogames! o/

A campanha foi lançada oficialmente durante a Game World (alguém foi lá conhecer o Mario?), e seu objetivo é angariar assinaturas para que o Projeto de Lei número 300/2007, criado por Carlito Merss (na época deputado federal de Santa Catarina pelo PT), seja aprovado.

Este Projeto prevê a extensão dos benefícios da Lei da Informática aos jogos eletrônicos, tanto para hardware quanto para software e periféricos.

Em outras palavras: consoles, games, controles e tudo o mais teria seu valor drasticamente reduzido, pois boa parte da carga tributária iria para o Limbo!

O único porém é que o tal Projeto de Lei está parado na Comissão de Finanças do Senado há mais de dois anos.

A campanha é justamente para mostrar aos políticos que há, sim, muita gente querendo que esta proposta vá para frente! o/

Então, caro delfonauta gamer, faça a sua parte: clique aqui e vá para o site oficial da campanha.

Assine, mande para os seus amigos, divulgue no seu blog, Orkut, Twitter, Facebook, jornal do bairro, enfim… Traga mais gamers para esta causa! =]

Se todo mundo ajudar, quem sabe um dia poderemos vencer a barreira da pirataria e pagar um preço justo pela nossa jogatina!

Eu já fiz a minha parte, e você?

P.S. Se quiser saber mais detalhes sobre a Lei da Informática, clique aqui.

Galeria