Uma semana após a pane do PS3 causar furor no mundo gamer, uma nova zica, felizmente de proporções bem menores, assola os games para PC da Ubisoft.
Conforme a gente já te contou aqui, Assassin’s Creed II, entre outros jogos recentes da empresa, obriga os jogadores a manter a conexão com a internet enquanto jogam. Isso faz com que o jogo envie continuamente informações para a “nave mãe”, evitando cópias e outras atividades ilegais.
Pois bem, a polêmica iniciativa sofreu seu primeiro golpe: o Uol Jogos informa que uma pane nos servidores da Ubisoft impossibilitou muitos gamers de jogarem Assassin’s Creed II, Silent Hunter V, e outros jogos recentes da empresa em seus PCs.
Como a conexão com a internet é obrigatória e o servidor da empresa deu pau, os jogos simplesmente não rodaram. A pane persistiu por várias horas, e alguns usuários ainda passam por problemas.
As proporções da treta podem não parecer muitos grandes, mas são: enquanto gamers honestos, que compram cópias originais de seus games, são impedidos de jogar; gamers “piratas” compram versões hackeadas no camelô da esquina e jogam normalmente, mesmo estando offline.
Após ter suas caixas de e mail e fóruns bombardeados por reclamações, a Ubisoft desculpou-se pelo ocorrido via Twitter e disse que a pane foi causada pela atividade de hackers que invadiram seus servidores.
O mais irônico disso tudo é que esta palhaçada iniciativa de obrigar a conexão com a internet, era para ser justamente uma maneira de prevenir a atividade de hackers.
Que mancada hein, Ubisoft? =P