Pac-Man Championship Edition 2

0

Em 2007, chegou às lojas Pac-Man Championship Edition. Tratava-se do primeiro novo jogo do Pac-Man seguindo o estilão do original em décadas. Eu joguei a sua versão turbinada, Pac-Man Championship Edition DX, que saiu em 2010, e gostei demais dele.

Apesar de manter a jogabilidade semelhante ao original que todos nós conhecemos, Championship Edition deu uma boa repaginada. Agora o objetivo era fazer todos os fantasmas te seguirem para, quando você finalmente pudesse comê-los, faturar altos pontos.

O SEGUNDO CAMPEONATO

Pac-Man Championship Edition 2, que saiu em 13 de setembro, segue a mesma lógica. Ainda é um jogo do Pac-Man, mas é consideravelmente tunado para fornecer uma experiência totalmente nova em relação àquele clássico que os mais velhos de nós curtiam no Atari.

Agora você é constantemente seguido por um ou mais dos fantasminhas clássicos, mas há também os minions, pequenos fantasmas que ficam dormindo em alguns lugares do labirinto. Para faturar alto, você deve passar perto dos minions, o que vai acordá-los e fazê-los seguir um dos fantasmas principais, formando longos “trens”.

Conforme você vai comendo pastilhas, a barra da fruta vai enchendo. Quando encher, coma a fruta e mude de fase. Eventualmente, no lugar da fruta vai aparecer a tradicional vitamina, e daí é hora de comer os fantasmas e ganhar um montão de pontos.

Para comer a galera, você deve se aproximar do “trem” pela frente, onde está o fantasma principal, o que é mais difícil do que parece, uma vez que eles realmente chegam a ser muito longos e ocupar um grande espaço dos labirintos. Além disso, a velocidade do jogo fica realmente rápida após algumas fases.

No modo de jogo padrão, chamado Score Attack, você tem várias opções de labirintos, e cinco minutos para conseguir o máximo de pontos possível. Há variações como ser perseguido por um único trem fantasma ou vários e até mesmo o modo extreme, no qual as frutas e vitaminas fogem de você.

Uma novidade que faz bastante diferença é que colidir com os fantasmas não causa a sua morte. Pelo menos não a princípio. Se você tocar em um fantasma, nada acontece, mas se encostar com vontade ou repetidamente, ele vai dar um pulinho e ficar bravo, tornando-se não apenas mais rápido por alguns segundos, mas também perigoso. Você só morre se colidir com um fantasma quando ele está bravo.

Há algumas turbinadas nos labirintos também. Alguns deles têm botõezinhos que fazem o Pac-Man pular através das paredes para o outro lado, o que fica bastante confuso na adrenalina da coisa toda.

O visual do jogo teve uma boa repaginada sem modificar o jeitão clássico que todos conhecemos. Imediatamente, ao olhar para a tela, você reconhece que é um Pac-Man, mas a câmera se movimenta em alguns momentos especiais, como quando você come um grande trem de fantasmas, dando um jeitão 3D à coisa toda. Além disso, você pode até escolher câmeras que mostram a ação um pouquinho mais de lado, embora convenhamos que a mais prática é aquela clássica mesmo.

O MODO AVENTURA

Aqui, meu amigo, é onde Championship Edition 2 separa os homens dos meninos. Se o Score Attack é uma diversão mais acessível, que todo mundo consegue brincar um pouco, o Adventure traz um desafio bem mais hardcore.

Funciona assim: você tem alguns poucos segundos para encher a barra de fruta e comê-la. Cada fase tem um objetivo do tipo “coma seis frutas”. O problema é que de tempos em tempos rola uma vitamina e, para progredir e fazer uma fruta aparecer, você precisa comer todos os fantasmas. E, como falei há pouco, isso não é fácil. Prepare-se para ficar colidindo com a parte de trás dos trens, desesperadamente tentando pegar o principal antes do tempo acabar.

Às vezes você pode atravessar um novo trem fantasma enquanto come outro e seria legal se o Pac-Man automaticamente comesse os dois em um super combo, mas isso não acontece. Após terminar de comer o atual, você deve dar um jeito de ficar de frente com o que atravessou para comê-lo também.

Como o tempo é curto, você precisa lançar mão de habilidades que são quase inúteis no Score Attack. Por exemplo, apertando o R1 ou R2, você se teleporta para o lugar onde as frutas aparecem. É uma economia de dois segundos, se tanto, mas isso faz diferença quando você tem cinco segundos para preencher a barra e comer a fruta.

Neste modo de jogo há até batalhas contra chefes, que são uma sequência de fases que terminam com uma vitamina especial e o nosso amigo come-come comendo um fantasmão enorme. Para ganhar mais pontos contra os chefes, você deve pegar todas as vidas que aparecem e não perder nenhuma até o final, isso sem esquecer do seu principal inimigo, o limite de tempo. É um grande desafio.

COME-COME

Pac-Man Championship Edition 2 é um caso raro nos games. Pega uma das fórmulas mais antigas deste nosso hobby favorito e a modifica bastante, ainda assim mantendo-a imediatamente reconhecível por qualquer pessoa. Em suma, faz a mesma coisa que o primeiro Championship Edition fez, novamente apresentando um jogo totalmente diferente, mas ainda familiar.

Mais importante, ele é muito divertido. Obviamente, não é um jogo no qual você vai passar imerso por horas sempre fazendo algo diferente. Você vê praticamente tudo que ele oferece em pouco tempo e a partir daí fica jogando para avançar no modo aventura ou conquistar lugares na leaderboard. E não se surpreenda se entrar no jogo só pra se divertir por alguns minutos e, quando for ver, já tiver passado horas, pois o negócio é realmente viciante.

Galeria

REVER GERAL
Nota
Artigo anteriorStrike Vector EX
Próximo artigoDear Esther
Carlos Eduardo Corrales
Editor-chefe. Fundou o DELFOS em 2004 e habita mais frequentemente as seções de cinema, games e música. Trabalha com a palavra escrita e com fotografia. Já teve seus artigos publicados em veículos como o Kotaku Brasil e a Mundo Estranho Games. Formado em jornalismo (PUC-SP) e publicidade (ESPM).
pac-man-championship-edition-2Ano: 13 de setembro de 2016<br> Gênero: Pac-Man, ué!<br> Plataforma: PC, Xbox One e PS4<br> Fabricante: Bandai Namco<br> Versao: PS4<br> Distribuidor: Bandai Namco<br>