Depois de 23 temporadas, Matt Groening acaba de revelar um dos mistérios envolvendo Os Simpsons: em qual das mais de 30 Springfields estadunidenses a cidade natal de Homer Simpson e família foi inspirada.
Em entrevista à Smithsonian Magazine, ele falou sobre a inspiração e o processo de criação dos icônicos personagens e do universo da série. Quando perguntado sobre o nome genérico da cidade onde eles vivem, ele contou:
“Springfield foi batizada por causa de Springfield, Oregon. A única razão é porque quando eu era garoto, o programa “Father Knows Best” se passava em Springfield, e eu ficava emocionado por imaginar que era a cidade próxima a Portland, minha cidade natal. Quando cresci, percebi que era apenas um nome fictício. Também notei que Springfield era um dos nomes mais comuns de cidades nos EUA, e antecipando o sucesso da série, pensei ‘Isso vai ser legal, todos vão pensar que é a sua própria Springfield’. E eles pensaram”.
Ele também contou que sua própria família foi a inspiração: seus pais se chamam Homer e Margaret e suas irmãs mais novas, Lisa e Maggie. Segundo ele, Bart só não levou o seu próprio nome porque ele resolveu se inspirar num antigo personagem que ele tinha, chamado Bart Simpson. “Eu tinha essa ideia de um pai bravo berrando ‘Bart!’, e soava engraçado. Meio que como um latido de cachorro. (…) E eu acho o nome Simpson engraçado porque tem ‘simp’, diminutivo de ‘simpleton’. Achei adequado”.
Segundo o Entertainment Weekly, a abertura do episódio desse domingo trará uma piada sobre o assunto. O próprio Homer já deu sua opinião no Twitter.