Uma coisa é fato. O cinema estadunidense tem nos brindado com algumas animações fenomenais. Porém, uma coisa tem se mantido constante nos melhores e piores exemplares do gênero: a linguagem. O Fantástico Sr. Raposo vem para mudar isso.
O Sr. Raposo é uma simpática raposa dublada pelo George Clooney naquela que é, provavelmente, a atuação mais doce de sua carreira. Ele está já nos seus anos dourados, e não quer morrer se sentindo pobre. Dessa forma, cria um plano para resgatar as emoções da juventude roubando três fazendas de alimentos da região. Ele consegue, mas a partir daí tem que lidar com as repercussões de seus atos.
A história pode não parecer grande coisa, e realmente não é. A diferença e o que torna este filme excelente é justamente na linguagem. Ao contrário da maior parte dos longas infantis, este é lento e tem cara de sério, por mais que seja claramente uma comédia repleta de nonsense. As atuações, por exemplo, são contidas e nada caricaturais.
A principal diferença, contudo, está na animação. Ao contrário das maravilhas da Pixar, o que temos aqui é até um tanto tosco. Claro, a técnica é diferente (aqui é stop-motion, ou seja, bonequinhos), mas eles definitivamente não usaram 24 frames por segundo. Se você prestar atenção, inclusive, conseguirá ver cada um dos quadros individualmente, ao invés de os personagens se mexendo. Preguiça, intenção, ou preguiça intencional, o fato é que isso deu uma cara completamente diferente ao longa. Pense em South Park para ter uma ideia do que estou falando.
Isso tudo somado faz de O Fantástico Senhor Raposo uma animação bem diferente, que remete ao cinema antigo ou europeu (não a animações europeias, pois essas vão bem na linha das estadunidenses). Pensando em algo mais próximo da cultura Pop, a narrativa de Napoleon Dynamite é bem semelhante ao que você vai encontrar aqui. Com a diferença de que este é bem melhor, claro.
No final das contas, o que temos é uma animação diferente e um tanto experimental, que vai agradar em cheio aos fãs de cinema no geral. Porém, a narrativa é um tanto lenta demais e acho difícil que agrade às crianças mais impacientes. Digamos que se trata de um filme infantil para adultos. Se você é uma criança que cresceu apenas na paciência e no tamanho, não perca.