É isso mesmo que você leu no título, amigo delfonauta. Após anos de eventos grandiosos, a Nintendo optou por diminuir sua presença na E3 deste ano. A notícia veio pelo IGN.
De acordo com o presidente da Nintendo e CEO da Nintendo of America, Satoru Iwata, ao invés de mostrar “um único evento para todo mundo”, a casa do Mario optou por fazer alguns eventos menores e mais frequentes. No caso da E3 2013, eles vão focar nos “games direcionadas ao mercado estadunidense”. Iwata também disse que durante a E3 haverá dois eventos fechados: um para os distribuidores americanos (afinal, pessoas de todas as Américas vão para a E3) e outro para grande parte da mídia ocidental, que poderá testar os novos games.
Iwata ainda declarou que a decisão foi tomada graças ao sucesso de eventos como o Nintendo Direct, que são um exemplo da nova abordagem da empresa:
“No passado, nós convidávamos repórteres, investidores e analistas, parceiros da indústria, e distribuidores, que iam à E3 para a nossa apresentação gigantesca”, disse o presidente. “Nós também usávamos este evento como uma ferramenta de comunicação, transmitindo nosso evento ao vivo para alcançar todos os fãs de videogame do mundo. Acredito que muitas pessoas estão esperando algo similar de nós este ano. Porém, desde que estabelecemos novos parâmetros com o Nintendo Direct, dois anos atrás, nós estivemos prestando atenção ao fato de que pessoas diferentes demandam tipos diferentes de informação”.
“Por exemplo”, continuou Iwata, “os fãs de videogame estão procurando informações sobre os jogos. Eles não parecem se importar muito com gráficos de vendas, que é o que interessa para os investidores e analistas. Já os distribuidores querem saber quais as projeções para o mercado no futuro próximo”. E ele conclui, “Com nosso novo método estabelecido, sentimos que seremos capazes de mandar nossas mensagens de forma mais individual, baseada nas necessidades de diferentes grupos de pessoas”.
O presidente ainda disse que, à exceção dos eventos para os visitantes citados acima, a Nintendo usará outras ferramentas de comunicação para anunciar suas novidades para o público e investidores japoneses durante o período da E3, mas eles ainda não decidiram exatamente como isto ocorrerá.
Nada foi pronunciado sobre outros eventos, como a Tokyo Game Show ou a Gamescom, mas creio que a Nintendo assumirá a mesma postura.
Eu não gostei da ideia. A sensação que tenho é a de que um show que eu esperei o ano todo acaba de ter sido cancelado. E você, amigo delfonauta, o que achou da ideia? Expresse-se aí embaixo, nos comentários.