Mal saiu e o novo single do Nightwish já está gerando polêmica. E não é por causa da nova vocalista, mas de plágio no refrão de sua nova música, Eva. O processo está sendo investigado pela Teosto, a indústra fonográfica finlandesa.
Pelo que alegam, o refrão da música é semelhante ao de outra chamada Whirlpool, de Jukka Reinivuo. O chefe da banda novelenta, o tecladista Tuomas Holopainen, declarou, obviamente, que nunca ouviu Whirlpool, mas que gostaria de conhecê-la.
No Youtube, você pode ouvir as duas músicas – aqui a do Nightwish e aqui a outra – e tirar suas próprias conclusões.
Particularmente, não vi muita semelhança entre as duas e achei o vocal da versão do tal Jukka terrível. Mas admito, não ouvi com a devida atenção para dar uma opinião séria. Até porque depois do Wishmaster, o Nightwish caiu muito no meu conceito, dando mais importância a novelinhas e lavação de roupa suja do que à música. E isso nunca é um bom sinal. Vide Stratovarius. É engraçado que todo mundo lembre do México quando falamos de novelas melodramáticas, considerando que o que essas bandas fazem é bem mais exagerado. Como serão as novelas da TV finlandesa?