Quando criança, eu adorava pré-história, dinossauros e afins. E o jogo Joe & Mac de Super Nes era uma grande fonte de inveja para o Corralinhos seguista e proprietário de um Mega Drive. Mas agora eu rio na cara do destino, pois New Joe & Mac é um remake, disponível para PS4, PS5, Xbox Series, Xbox One, Switch, PC e Mac. Rá, destino! Toma essa!
AS DECEPÇÕES COM JOE & MAC
Por mais que eu adorasse a versão de Super Nes, eu tive várias decepções com Joe & Mac. Depois de uma longa espera (três anos), ele saiu para Mega Drive e eu fui seco jogar. Foi uma decepção imediata. Achei as fases curtas demais, sem o mapinha de seleção do Nintendão e com muitas outras diferenças chatas.
Só depois de velho descobri que Joe & Mac era originalmente um jogo de fliperama, que eu nunca tinha visto pessoalmente nos shoppings de São Paulo. Bora emular então? Foi daí que eu constatei que o Joe & Mac de Mega Drive era uma adaptação do fliperama. Não é simplesmente o caso de que a versão de Super Nes tinha melhorias, tipo uma ou duas fases a mais, esquema Turtles In Time. Era um jogo diferente, e muito melhor do que o original e sua adaptação para Mega Drive.
Agora, em 2022, um luxuoso remake (com HDR e tudo) de Joe & Mac chega a todas as plataformas pelas mãos da Mr. Nutz, que desenvolveu o tremendão Asterix & Obelix Slap’em All. Mas acredita que os caras fizeram jus ao nome da empresa, e cometeram a doideira de refazer a versão arcade?
NEW JOE & MAC
Acredito que quem ainda se lembra de Joe & Mac hoje, especialmente aqui no Brasil, se lembra da versão de Super Nes. E as melhorias foram muitas. O jogo funcionava com um mapinha estilo Super Mario World, que permitia jogar as fases quantas vezes quisesse. Tinha muito mais fases que o arcade e as que estavam no original eram consideravelmente mais longas. E talvez o principal para o jogo ser tão agradável: morrer era como nos beat’em ups da época. Você perdia uma vida e simplesmente continuava jogando do mesmo lugar.
Até melhorias de gameplay foram feitas, como a possibilidade de carregar mais de um tipo de arma e alternar entre elas. No fliper, pegar uma arma nova, mesmo que por acidente, substitui a anterior.
JOE & MAC ARCADE
A versão arcade era bem curta. Tinha vários caminhos, que levavam a fases diferentes, mas você precisava passar apenas por cinco, de forma linear, para terminar. Não dava, por exemplo, para fazer a fase 3A e depois a 3B, antes de ir para a 4A. Você seguia um caminho só. Além disso, as fases eram tão curtas que o jogo em si era praticamente um boss rush.
O que realmente tornava o fliper sofrido é que não existia checkpoint. Morrer, mesmo no chefe, voltava para o início da fase. E sim, as fases eram bem curtas, coisa de duas ou três telas de extensão. Mas mesmo assim é bem chato ter que fazê-la inteira para tentar de novo o chefe. Lembre que, no Super Nes, você podia morrer no chefe e continuar a luta sem voltar nada. Para enfiar a economia papa-ficha ainda mais fundo, seu personagem constante e rapidamente perde vida. Você precisa ficar pegando comida para aumentar seu limite de tempo, ou o personagem morre de fome. Tudo isso está em New Joe And Mac.
NEW JOE & MAC, A DECEPÇÃO FINAL
New Joe & Mac tem duas campanhas. Arcade é uma adaptação fiel do fliperama, com o mesmo level design e suas fases curtíssimas. Extend poderia ser a versão do Super Nes, mas não é. São as mesmas fases do arcade, mas estendidas. Além disso, no lançamento, o modo Extend traz apenas os três primeiros mundos, com a promessa de que os dois últimos serão acrescentados em 2023. Sim, estão literalmente lançando o jogo incompleto.
São tantas decisões erradas que fica difícil elogiar qualquer coisa além do visual (que está realmente muito bonitinho). Eu sabia que era um remake do fliperama, e sabia que a do fliperama era pior que a do Super Nes. Mas fico imaginando alguém que jogava no Super Nintendo, vê New Joe & Mac na loja e resolve comprar por impulso. Dependendo de como for a memória deste hipotético sujeito, ele vai apenas ficar sem entender como gostava desse jogo antes. Sim, a versão de fliperama é assim tão ruim.
ARCADE CASEIRO
Embora eu soubesse que era baseado no fliperama, tem coisas que eu sinceramente achei que seriam resolvidas para a versão caseira. Voltar do início da fase ao morrer e o limite de tempo eram coisas que eu sinceramente esperava que não estivessem aqui. Também não vejo motivos para não usar um dos botões do controle para selecionar as armas. Afinal, New Joe & Mac usa apenas dois botões. Além disso, dá para você argumentar que esta versão é pior do que jogar o arcade em um emulador. Afinal, em um emulador, você tem “fichas infinitas” e possibilidade de fazer save scum. Aqui isso é tudo limitado.
A maior oportunidade perdida é que o modo Extend poderia, sim, ser um remake com os gráficos atuais e as fases de Super Nes. Mas não é o caso. Não tem mapinha, tem limite de tempo e a falta de checkpoints torna as fases ainda mais frustrantes quando elas são bem maiores.
CAVEMAN NINJA
Eu gosto tanto do Joe & Mac do Super Nes que, se não tivesse pegado New Joe & Mac para review, era realmente provável que o comprasse. E teria ficado não apenas decepcionado, mas com raiva.
Nessa vida de jornalista macaco velho, é bem raro receber um código de review em que o assunto do e-mail coloca um sorriso no meu rosto. E ver o assunto “New Joe & Mac – review code” foi um momento mágico para alguém que sonhava tanto em ter esse jogo em casa na infância.
Mas daí foi só ladeira abaixo. Este não é o Joe & Mac que você lembra, mas um remake baseado em uma versão inferior que, até onde sei, nem chegou ao Brasil. A culpa não é da divulgação. A Microids deixa claro que este é um remake do arcade. E embora eu soubesse que o arcade era bem inferior à de Super Nes, acredito que muita gente não tinha esse conhecimento. Então espero que este texto tenha ajudado e que, se decidir comprar, saiba o que está comprando.