Morre Roger Ebert, um dos mais renomados críticos de cinema do mundo

0

Morreu ontem o premiado jornalista Roger Ebert, o crítico de cinema mais famoso dos Estados Unidos. Roger tinha 70 anos e morreu devido a um câncer na região da garganta, que vinha combatendo desde 2002. A notícia veio pelo IGN.

Ebert começou a escrever resenhas de filmes para o jornal estadunidense Chicago Sun-Times em 1967, quando ainda estava na faculdade. Em 1975, Roger se tornou o primeiro crítico de cinema a ser premiado com um prêmio Pulitzer (uma espécie de Oscar do jornalismo) por seus textos. Além de Ebert, apenas mais dois críticos de cinemas ganharam o prêmio até hoje.

No mesmo ano, Roger começou a apresentar o programa Sneak Previews, ao lado de Gene Siskel. Mais tarde, o programa se tornou o Siskel & Ebert at the Movies, uma lenda da televisão estadunidense que inspirou muitos garotos a se tornarem críticos de cinema, mais ou menos como o DELFOS. Após a morte de Siskel, em 1999, Ebert passou a apresentar o programa ao lado de Richard Roeper. O programa foi exibido até 2008.

Em 2002, Roger foi diagnosticado com um câncer na tireoide, que foi removido após uma cirurgia. Em 2003, porém, ele descobriu um câncer na glândula salivar. Desta vez, o tratamento foi barra-pesada e, após quatro anos de combate, Roger perdeu a capacidade de falar e comer.

Mas isto não foi o bastante para afastar o senhor Ebert de sua paixão pelos filmes. Ele então começou a escrever resenhas no seu site oficial (só no ano passado saíram 306 textos) e a se comunicar massivamente com os fãs no Twitter. Inclusive, no dia anterior à sua morte, ele anunciou que se ausentaria da rede social, para combater o câncer que havia retornado, sem saber que ele levaria sua vida.

Se você quiser saber mais sobre Roger Ebert, o Nostalgia Critc fez há alguns anos um vídeo muito bacanudo contando a trajetória dele e de seu parceiro. O próprio Ebert, inclusive, disse que o vídeo foi ”o melhor e mais engraçado vídeo sobre Siskel & Ebert que já vi”.

O pessoal do IGN também fez uma coletânea muito legal de seus vídeos.

Como você pode ver, amigo delfonauta, Roger Ebert foi um enorme nome no mundo das críticas de cinema, campo também abrangido pelo DELFOS. Todos nós aqui da redação desejamos nossos mais sinceros sentimentos à família e aos amigos do tremendão. E, aonde quer que ele esteja, espero que ele reencontre seu velho amigo Siskel e uma baita sala de cinema só para eles.

Galeria