Faleceu no último sábado, dia 27, a lenda dos quadrinhos Richard Joseph Giordano, mais conhecido pelo seu nome artístico, Dick Giordano. A causa da morte do artista foi complicações resultantes de uma pneumonia. Ele estava com 77 anos. =/
Giordano começou sua carreira aos poucos, trabalhando como free lancer para a Charlton Comics na década de 50. Não tardou para virar editor-chefe, e foi nesta época que a linha Action Heroes reinventou-se, bem como surgiram personagens famosos como o Besouro Azul.
Em 1967 foi contratado pela DC Comics. Sua arte final nas séries do Batman, Lanterna Verde e Arqueiro Verde são lembradas até hoje.
No início da década de 70, Giordano se uniu ao seu parceiro da DC Neal Adams e fundou a Continuity Associates. Além de uma linha própria, o estúdio prestava serviço para outras grandes editoras e está até hoje na ativa.
Em 1981 ele volta à DC por cima, ocupando o cargo de editor-administrador e editando os quadrinhos do homem-morcego. Apenas dois anos depois, ele já se tornava vice-presidente/editor-chefe.
Foi neste período que ele fez a diferença na editora, viabilizando a publicação de clássicos como O Monstro do Pântano, do mestre Allan Moore, e a Crise nas Infinitas Terras. Isto sem contar que continuava arte-finalizando HQs, desta vez as do Homem de Aço que saíam pelas mãos do tremendão John Byrne.
Ele largou um pouco o mundo dos quadrinhos em 1993, após o falecimento de sua esposa. Ainda assim, fazia trabalhos esporádicos na área, dirigiu a Hero Initiative e foi um dos fundadores da Future Comics, em 2002.
Um de seus últimos trabalhos pode ser conferido na arte da edição 51 da revista Jonah Hex, que saiu no início do ano.
Fãs de HQs, e especialmente os seguidores da DC Comics, lembrem-se com carinho deste que foi um dos mais importantes editores-chefe da casa, ajudando a colocar a DC no lugar de destaque onde ela está hoje. =]
P.S. Viu só, Homero? Não é só você que tem que dar notícias ruins por aqui… =P