Morre Marlon Brando

0

E mais uma grande personalidade norte-americana foi para o outro lado. Primeiro, tivemos a morte do grande Ray Charles e agora, quem nos deixou foi um dos maiores, senão o maior, ator da história do cinema: ninguém mais e ninguém menos que Marlon Brando, aos 80 anos de idade.

O ator faleceu em um hospital de Los Angeles na última quinta-feira, vítima de complicações respiratórias após uma vida marcada por muito profissionalismo e competência dentro da tela grande, mas muita esquisitice e abusos fora dela.

Dono de papéis marcantes como o mafioso Don Corleone em O Poderoso Chefão, o maluco Coronel Kurtz de Apocalypse Now, ou o arruaceiro Johnny de O Selvagem, o ator, que outrora já foi considerado como um dos homens mais bonitos e charmosos do cinema, estava irreconhecível e vinha passando por problemas sérios de saúde na última década que o afastaram de sua profissão. Para piorar sua situação, vários problemas pessoais, como o suicídio de sua filha e a prisão de seu filho (acusado de matar a irmã), o deixaram em depressão, fazendo com que ele se isolasse até mesmo de seus amigos mais próximos e vivesse como um ermitão.

Brando ganhou dois Oscars: o primeiro por Sindicato dos Ladrões (1955) e depois pela sua maravilhosa interpretação em O Poderoso Chefão (1973), mas na sua segunda premiação acabou recusando seu prêmio e mandou uma atriz vestida de índia ir pegar o Oscar em seu lugar, uma atitude ousada e típica de sua vida com muita fama e excessos. Como uma homenagem ao ator, eu recomendo que você vá imediatamente a uma locadora e pegue o primeiro Poderoso Chefão, Apocalypse Now, e O Selvagem para nos lembrarmos que, em uma época nem tão distante assim, os atores podiam até se destacar pela sua beleza, mas também tinham talento e competência de sobra (viu, Rede Globo?). Obrigado por tudo Marlon!

Galeria