Morre Malcolm McLaren, criador de boa parte da cultura Punk

0

Segundo toda a mídia inglesa, morreu essa manhã Malcolm McLaren, aos 64 anos. Ele sofria de câncer.

Malcolm é o estilista capitalista por trás da criação de boa parte das coisas relacionadas à cultura Punk – inclusive visual e ideias políticas. Ele é o empresário que montou aquela que possivelmente foi a melhor boy band da história – os Sex Pistols (ou vai dizer que você prefere os Backstreet Boys? =D). Além de contratar os músicos e criar o visual, ele ainda instruiu a banda em como eles deveriam se portar – tudo para ajudar na venda das suas roupas. Deu muito certo, obviamente.

Ele normalmente é creditado como um dos (se não for O) criadores do Punk, embora antes do Punk inglês existir, o movimento já estivesse dando seus primeiros passos nos EUA, com bandas como Ramones, Blondie, Television e Talking Heads. É, qualquer banda que tocasse no CBGB’s fazia parte do movimento, a música era o de menos. Justamente por causa disso, o Punk só adquiriu uma personalidade real quando chegou na Inglaterra – e especialmente por causa das mãos desse sujeito.

Particularmente, eu adoro a contradição e a ironia dessa história. O movimento mais politizado e anti-sistema do Rock foi uma criação do próprio sistema, mais especificamente do caboclo aí do lado. Me lembra até aquele diálogo no Matrix, em que o Arquiteto diz que, para o sistema sobreviver, você precisa permitir que uma pequena quantidade de indivíduos o questione. Cá entre nós, é possível ser mais FNORD que isso?