Depois de Ray Charles, mais uma grande perda para a música mundial: John Cummings, o Johnny Ramone, guitarrista e fundador da banda Punk mais importante de todos os tempos, os Ramones, faleceu ontem enquanto dormia, aos 55 anos em Los Angeles nos EUA.
Como já publicamos no DELFOS há alguns meses (aqui e aqui), o guitarrista lutava há 5 anos contra um câncer de próstata, sempre essa maldita doença que também vitimou o vocalista da banda, Joey Ramone, há 3 anos. Vale lembrar que o baixista original da banda, Dee Dee Ramone, também morreu, em 2002, vítima de uma overdose.
Os Ramones começaram em 1974 com Joey, Johnny, Dee Dee e Tommy (único membro da formação original vivo) e encerraram as atividades oficialmente em 1996 depois de mais de 20 discos de estúdio e trabalhos ao vivo, incluindo passagens memoráveis pelo Brasil. A herança deixada pela banda é inestimável com clássicos eternos do Punk e do Rock como I Wanna Be Sedated, Pet Sematary, I Believe in Miracles, Rock´n´Roll Radio entre tantos outros e a banda é citada como influência principal de 10 entre 10 músicos de Punk já que os Ramones praticamente criaram o estilo juntamente com os Sex Pistols, Clash e Buzzcocks. Aliás, o visual com jaquetas de couro, cabelos compridos e a posição característica no palco (com pouquíssima movimentação dos integrantes) também foram idéias de Johnny que sempre colocou a atitude em primeiro lugar na frente da técnica e gerou uma legião de fanáticos seguidores.
Em 2002, a banda entrou para o Rock and Roll Hall of Fame e esta foi a última aparição pública do guitarrista que já estava com problemas de saúde na ocasião. No dia de sua morte, Johnny estava cercado por familiares e amigos como o líder do Pearl Jam, Eddie Vedder, John Frusciante do Red Hot Chili Peppers e Rob Zombie (ex-White Zombie).
Por vontade do próprio Johnny, o guitarrista será cremado hoje em uma cerimônia privada aos amigos e parentes, mas será organizado um grande evento em homenagem ao músico em breve.
Independente se você for Headbanger, Rockeiro ou Punk, pegue seus discos e CDs antigos dos Ramones e ouça os clássicos eternos da banda em homenagem ao bom e velho Johnny (já estou ouvindo Go, Li´l Camaro, Go), porque o bom Rock´n´Roll não tem rótulos e ultrapassa barreiras. Obrigado por tudo, cara! Pode ter certeza que eu nunca vou esquecer você.