Morre Keiji Nakazawa, autor de Gen: Pés Descalços

0

Keiji Nakazawa, autor e desenhista de Gen: Pés Descalços, faleceu na última quarta-feira, dia 19 de dezembro, aos 73 anos de idade, devido a um câncer de pulmão que ele vinha combatendo desde 2010. Embora o mangaká tenha falecido na semana passada, a família divulgou seu falecimento somente esta semana.

Aos seis anos de idade, Keiji testemunhou com os próprios olhos o bombardeio atômico de Hiroshima pelos Estados Unidos, no fatídico seis de agosto de 1945. O futuro mangaká perdeu seu pai e seu irmão no dia do bombardeio. Sua irmãzinha morreu alguns dias depois, devido à radiação. Na década de 60, Nakazawa começou a trabalhar com mangás e usou sua vivência da guerra para compor obras como Kuroi Ame ni Utarete e Ore wa Mita.

Mas foi só em 1973 que o autor tornou-se conhecido com sua obra máxima, Gen: Pés Descalços. Ficcionalizando suas próprias memórias, o autor conta a história de Gen Nakaoka, um garoto de seis anos que conta a sua vida após o bombardeio atômico. Com uma fortíssima mensagem antimilitarista, a obra causou tanto impacto que se tornou filme, animê e foi até adotada por escolas japonesas. Em 1976, voluntários formaram a Project Gen e começaram a traduzir a série para outras línguas.

A obra foi lançada aqui no Brasil em 2000 e 2001, em quatro volumes, pela editora Conrad. Atualmente, a obra está sendo relançada em seu formato original, em 10 volumes, cujo quinto chegou às bancas neste mês.

Como você pode ver, amigo delfonauta, este foi um homem que fez uma obra importante não só para os quadrinhos mas também para o mundo como um todo, mostrando as consequências do armamento nuclear. Em nome de toda a equipe do DELFOS, desejo nossas mais sinceras condolências a toda a família.

Mantenha-se delfonado para mais notícias sobre mangakás que lutam contra o armamento nuclear.