Eu gosto dos filmes do diretor Wes Anderson. São sempre bem diferentes do convencional e têm aquela pegada característica do cinema independente estadunidense, mesmo que eles sejam lançados por grandes estúdios.
E mesmo tendo dirigido anteriormente a animação O Fantástico Sr. Raposo, não esperava que seu novo longa, Moonrise Kingdom, fosse uma comédia protagonizada e voltada para crianças. Na verdade, não sabia absolutamente nada sobre ele antes de assisti-lo.
O melhor de tudo é que não só o longa é bem legal, como tem todo o jeitão de filme da Sessão da Tarde, e dos bons. Ele não faria feio nas tardes globais dos anos 80 e 90. Até o protagonista Jared Gilman, com aqueles óculos grandes de aros pretos, lembra bastante fisicamente o Corey Feldman no Conta Comigo.
No entanto, aqui não temos quatro amigos em busca de um presunto. Temos o menino Sam, que deserta dos escoteiros, e a menina Suzy, que foge de casa. Acontece que é tudo um plano dos dois para ficarem juntos e curtirem a vida adoidado em meio à natureza da pequena ilha onde eles moram no ano de 1965.
É uma aventura infantil com vários momentos bem engraçados, outros fofos, e com todas as marcas registradas dos filmes de Anderson. A saber: personagens excêntricos e desajustados, situações estranhas e uma estética rebuscada. Nesse caso em específico, principalmente na trilha sonora e na direção de arte.
Destaque para o grande elenco, cheio de nomes conhecidos, como para Bruce Willis e Edward Norton. O primeiro é o capitão de polícia da ilha e o segundo o chefe dos escoteiros, ambos responsáveis por encontrar o casal de crianças fujonas. Ao mesmo tempo em que seus personagens são meio patéticos, os dois atores parecem ter se divertido muito nos papéis, e isso transparece e contribui para o humor do filme.
Moonrise Kingdom pode não estar no mesmo nível de outros filmes do diretor, como Três é Demais, Os Excêntricos Tenenbauns ou A Vida Marinha com Steve Zissou (todos eles bastante recomendáveis), mas certamente também não faz feio em meio à sua filmografia. Para quem estava com saudades de puro divertimento leve com cara de Sessão da Tarde das antigas, é uma ótima opção.