A E3 2013 está chegando, amigo delfonauta, e a Microsoft pegou carona na esteira do maior evento de games do mundo para botar os pingos nos i’s e confirmar ou desmentir um monte de rumores acerca do Xbox One. E é claro que nós do DELFOS não poderíamos te deixar fora desta. E para começar, por que não vamos logo para um dos assuntos mais polêmicos acerca do console?
CONECTIVIDADE
A Microsoft anunciou que todos os games do Xbox One serão armazenados na nuvem. Isso significa que você poderá acessar seus games de qualquer console alheio, basta apenas conectar com a sua conta na Live, instalar o game e jogar à vontade, com todos os seus saves e achievements.
As outras novidades, contudo, não são tão animadoras assim. Você poderá jogar com o console em modo offline… por 24 horas no seu próprio console ou por uma hora logado em sua conta no console de um amigo. Após este prazo, o videogame travará e você precisará conectá-lo à internet novamente para voltar a usufruir de seus games. Mas não tema, embora o console te impeça de jogar, você ainda poderá usá-lo para ver um filme em blu-ray ou assistir TV. Porque, você sabe, todo mundo compra videogames para assistir ao Ratinho.
GAMES USADOS
Quanto à polêmica dos jogos usados, cujos rumores diziam que seria necessário pagar uma taxa para jogá-los, a companhia revelou revelou que caberá às produtoras e distribuidoras decidirem sobre isto. Ou seja, cada produtora escolherá como liberará o acesso aos seus games usados: seja criando taxas para serem pagas, fazendo com que o jogador tenha atingido certos requisitos, não fazendo nada (como todos os games lançados até hoje) ou simplesmente não liberando de jeito nenhum.
No caso dos games desenvolvidos e/ou distribuídos pela Microsoft Studios, você poderá dar um game para qualquer pessoa que esteja na sua lista de amigos há pelo menos trinta dias, mas cada disco poderá ser dado apenas uma vez. Por exemplo, eu posso dar o meu “Gears of War One” para você, delfonauta, mas você não pode repassar este disco para mais ninguém. Isto é que é capitalismo.
Mas espere, isto só fica melhor. A Microsoft disse que “empréstimos e locações não serão permitidos inicialmente”, mas que eles estão “explorando possibilidades com seus parceiros”.
Mas calma, nem tudo está perdido. Você poderá escolher 10 pessoas da sua lista para ter acesso aos games da sua biblioteca compartilhada, permitindo com que eles acessem seus games em qualquer lugar. Isto até que é legal, mas acho que não remedia nem um pouco o fato de que eu não poder emprestar games.
O NOVO CONTROLE
Se você ficou desanimado com os parágrafos acima, este provavelmente vai te animar.
O novo controle desenvolvido pela Pequenomole terá um novo d-pad (algo que vem sendo pedido desde o Xbox original) e analógicos redesenhados para maior conforto e precisão. Já os botões A, B, X e Y ganharam um espaço menor entre eles. O compartimento de pilhas também foi modificado e agora fica dentro do controle.
A Microsoft ainda disse que cada controle virá com uma combinação de sensores infravermelhos e LEDs que permitirá uma melhor sincronia com o console e com o Kinect. Esta tecnologia permite com que a câmera reconheça quem está segurando qual controle, o que permite uma série de interações, como por exemplo, em um game com a tela dividida, se um dos jogadores resolver mudar de lugar, a tela se ajustará para a sua nova posição.
Mas talvez a novidade mais legal seja que, se o controle do Xbox One ficar parado por um tempo, ele entrará em um “low power state”, que faz com que o controle cesse suas atividades para economizar energia. Quando você pegar o controle novamente, ele voltará ao normal, sem a necessidade de sincronia com o console novamente. O controle virá com um cabo USB que poderá ser conectado e desconectado à vontade. Este cabo é essencial tanto para economizar com as pilhas quanto para jogar no PC.
Mais novidades sobre o Xbox One, como games, serão apresentadas na E3 2013, que rolará entre os dias 11 e 13 de junho. Portanto, fique ligado no DELFOS para se saber de tudo que rolará na feira.