Eu adoro essas coleções da Capcom. A empresa tem alguns dos jogos mais famosos e queridos que existem e essas coleções têm um papel importante em preservar os clássicos e trazê-los a uma nova geração. Mega Man Zero/ZX Legacy Collection saiu semana passada e traz aqueles que talvez sejam os jogos menos famosos da série Mega Man.

Mega Man Zero/ZX Legacy Collection inclui Mega Man Zero 1 a 4, originalmente lançados para Game Boy Advance, Mega Man ZXMega Man ZX Advent, ambos de Nintendo DS. Assim, é a coleção que traz os jogos mais recentes e modernos da série (com exceção de Mega Man 9 e 10, que estão na Mega Man Legacy Collection 2, mas têm visual e gameplay dos clássicos do Nintendinho).

MEGA MAN ZERO/ZX LEGACY COLLECTION

Estes são os jogos que mais se distanciam da fórmula clássica. Eles se passam centenas de anos depois das séries Mega ManMega Man X e o gameplay é mais elaborado, incluindo armas de combate corpo a corpo, como espadas e lanças.

Mega Man Zero/ZX Legacy Collection, Mega Man, Mega Man Zero, Mega Man ZX, Capcom, Delfos
Escolha sua fase.

Os jogos de Mega Man Zero são lineares, mas você quase sempre pode escolher entre três fases. No primeiro, que eu joguei mais profundamente para criar este texto, você passa várias vezes pelos mesmos cenários, com inimigos e chefes diferentes. Mas isso contribui para o jogo ficar bastante repetitivo.

Já os Mega Man ZX são ainda mais diferenciados, trazendo influências de metroidvania, possibilitando exploração livre de seu mundo mesmo fora de missões.

NOVIDADES

O foco aqui não será nos jogos, mas na coleção em si. E a boa notícia é que ela traz muita coisa bacana. Há galerias e dá para ouvir a trilha sonora de cada jogo, mas o mais interessante são as novidades na acessibilidade.

Mega Man Zero/ZX Legacy Collection, Mega Man, Mega Man Zero, Mega Man ZX, Capcom, Delfos
Isso é um save.

O mais bacana é o que você vê na imagem acima. Há saves espalhados por todos os jogos. Eles funcionam como checkpoints, mas ao mesmo tempo eliminam o maior problema que eu tenho com jogos antigos: vidas limitadas. Ao morrer, seu save é recarregado e você recupera sua barra de vida, como em um jogo moderno.

Há um lado negativo, no entanto. Ao salvar, o save fica desativado por algum tempo. Pode parecer que não faz muita diferença, mas um problema que eu tive frequentemente foi encontrar um chefe com fraqueza a determinado elemento, mas eu passei pelo save com outro equipado. Assim, ou eu precisava mexer no meu loadout a cada tentativa, ou ficava um bom tempo parado na frente do save para esperar ele ser ativado novamente. Não vejo muito motivo para ser assim.

Mega Man Zero/ZX Legacy Collection, Mega Man, Mega Man Zero, Mega Man ZX, Capcom, Delfos
E os chefes são bem difíceis, com barras de vida enormes.

MODO CASUAL

A outra novidade legalzuda é que tem uma opção casual, que deixa todos os jogos mais amigáveis, diminuindo a enorme frustração que costuma acompanhar os Mega Men. Mas aqui também tem um enorme porém: ligar o cenário casual desativa quase todas as conquistas/troféus.

Isso me desanimou, e por causa disso, eu optei por jogar no modo normal. No final das contas, cheguei ao último chefe, que faz uma coisa que eu odeio: colocar várias batalhas seguidas, sem checkpoint e sem renovação de vida. Acabei desistindo e não ganhei a conquista de qualquer jeito, então era melhor ter jogado logo no casual. Uma opção “salve quando quiser” comum em relançamentos de jogos antigos, seria bem-vinda (e possibilitaria que eu salvasse manualmente entre os chefes finais), mas ela não existe aqui.

Mega Man Zero/ZX Legacy Collection, Mega Man, Mega Man Zero, Mega Man ZX, Capcom, Delfos
Danou-se.

Outro problema é que ele não deixa ativar o modo casual durante a campanha. Fazer isso cria um novo save separado do original, exigindo reiniciar desde o início. Provavelmente eu teria me divertido muito mais se tivesse jogado no modo casual, mas eu realmente queria minha conquista. Sem dúvida vou ativar este modo quando for jogar os outros da coleção.

OPÇÃO É AMOR

Fãs raiz de Mega Man não precisam torcer o nariz para quão Nutella eu sou. Você tem a opção de jogar todos os jogos exatamente como eles eram originalmente, na dificuldade padrão, vidas limitadas e apenas com os saves do próprio jogo. Então a coleção pode agradar a todo mundo.

Mega Man Zero/ZX Legacy Collection, Mega Man, Mega Man Zero, Mega Man ZX, Capcom, Delfos
Neste ponto, você precisa adivinhar quando uma plataforma movediça estiver passando e cair nela. Não foi legal.

Uma última opção é a de filtros. Você pode jogar em toda a glória pixelada, ou com uma suavização dos pixels. Neste artigo, você encontra imagens dos dois tipos. Eu gosto mais do visual original, mas de vez em quando mudava para o mais suave para variar um pouco.

Mega Man Zero/ZX Collection traz os jogos que, discutivelmente, são os menos essenciais na franquia Mega Man. Porém, para fãs, é muito legal ter agora a possibilidade de ter tantos jogos da série no mesmo console. E, com a retrocompatibilidade anunciada para a próxima geração, desta vez eles devem durar mais tempo. Quem sabe para sempre? #VivaRetrocompatibilidade

MAIS MEGA MAN:

Mega Man 11: cinco argumentos falhos para você não jogar

Análise Mega Man 11: gameplay novo, fórmula clássica

Mega Man X Legacy Collection 1 + 2: finalmente, X e Zero estão de volta!

Mega Man Legacy Collection 2 é indispensável para fãs do robozinho