Acredito que poucas pessoas tenham conseguido ler por inteiro o clássico Moby Dick de Herman Melville. Todo mundo conhece, por ser um clássico do Realismo literário, e é odiado por quase todos pelo mesmo motivo. Como obra do Realismo, possui muitos detalhes, de tal forma que Melville chega a ganhar de Tolkien no preciosismo e nas minúcias. Melville literalmente disseca uma baleia branca em seu livro, a tal ponto que até alunos de biologia podem achá-lo uma fonte de estudo interessante.
É por esse motivo que vejo com receio a última empreitada de Hollywood. Segundo a Variety, o diretor de O Procurado, Timur Bekmambetov, foi contratado para dirigir uma adaptação de Moby Dick. E será uma adaptação no sentido mais amplo da palavra, pois muita coisa mudará.
Como não dá para fazer um filme interessante sendo totalmente fiel ao romance de Melville, Hollywood entender que não é necessário manter qualquer fidelidade. Desta forma, o capitão Ahab não será um velho obcecado, a força motriz de todo o romance, mas um lider carismático. Segundo eles, isso será o resultado de uma nova narrativa, abandonando a visão de primeira pessoa do jovem Ismael e buscando algo mais “quadrinístico”, com mais ação e aventura. Juro que até agora não consegui entender a relação.
Ainda não há data prevista para lançamento ou começo da pré-produção.