Quadrinhos americanos normalmente são muito difíceis de acompanhar, devido à sua cronologia gigantesca remetendo aos anos 60, correto? Bem, pelo menos essa é a desculpa que os especialistas da indústria sempre usaram para entender porque se vende tão poucas HQs hoje em dia. Eu dou risada disso, mas enfim, quem sou eu para discordar, não é?
Pois bem. Visando uma solução para um problema inexistente tão grave quanto este, a Marvel anunciou a “Iniciativa Marvel: Point One”. O objetivo é introduzir nesta série elementos de sagas vindouras ao mesmo tempo em que são feitas introduções de personagens antigos a novos leitores.
Para marcar quais revistas farão parte desta série, elas terão um “.1” adicionado à numeração normal da edição estadunidense da HQ a partir de fevereiro de 2011. Homem-Aranha, Hulk, Capitão América, Homem de Ferro e os Vingadores entraram nessa dança. Já aqui, isso deve ser publicado normalmente nos mixes da Panini em 2012.
A idéia não é nova. Praticamente todas as novas sagas da editora nos últimos anos costumam ganhar uma edição grátis nas Comic Stores preparando o terreno para a sua compreensão aos novos leitores. O que ninguém vê é que se você não põe este material onde estão os potenciais novos leitores, você está apenas masturbando o público atual, não renovando-o. Enquanto isso, as vendas em geral continuam caindo…