Sempre se fala de “grandes performances” das bandas ao vivo e só as vemos nos DVDs. Há realmente grandes shows, como os de Live In 3 Continents do Helloween e Rising On The East do Judas Priest. Porém, o Kamelot conseguiu uma coisa dificílima: colocar todo o seu feeling, desempenho e manobras em um só DVD. E realmente conseguiu, com One Cold Winter’s Night, e uma rara performance.
Gravado em Oslo, Noruega (no Rockefeller Music Hall), eclode nos PA’s a introdução Un Assassínio Molto Silenzioso, e a banda abre com The Black Halo com uma potência imensa, sendo a mais pesada do DVD. Depois vem Soul Society, com uma grande atuação de Roy Khan nos vocais e na expressão, que poucos frontmen conseguem demonstrar. Depois vem a clássica The Edge Of Paradise, com uma parte muito boa de Sean Tibbets no baixo.
A platéia (com casa lotada) enlouquece em Center Of The Universe, uma das melhores que os estadunidenses já fizeram, com bastante peso. Além disso, conta com a participação de Mari Youngblood (esposa do guitarrista da banda, Thomas Youngblood) com um vocal belíssimo. Depois vem Nights Of Arabia com baterias cadenciadas e um ótimo desempenho da banda. Tem a participação de Elisabeth Kjærnes como uma (boa, por sinal) odalisca.
Depois vem o pico de emoção com Abandoned, com a participação de Mari Youngblood mais uma vez. Roy Khan fez uma ótima participação na exposição dos sentimentos e sua voz nunca foi tão cristalina. Youngblood esbanjava emoção em seu vestido branco e, possivelmente, muito true. É finalizada com uma neve artificial que invadia o palco, dando ainda mais um ar emocionante e belíssimo. É a melhor do DVD. Depois vem Forever, com um refrão matador para uma “balada” e um solo vocal de Khan; muito bom por sinal.
Depois vem o Keyboard Solo, muito pobre mesmo. Não é como os solos do “robô programado” Jordan Rudess do Dream Theater ou de Jens Johansson do Stratovarius (ou não) que matam a pau; mas é bem comum. Depois vem The Haunting, com a poderosa (e como) “quase membro da banda” Simone Simons, que fez uma apresentação impecável e ficou bangueando para todos os lados e matando todos que ousavam estar na mira dos seus cabelos vermelhos. Depois vem Moonlight, com a participação do produtor de Metal Melódico Sascha Paeth e sua guitarra. Cumpriu bem, mas é inegável seu espírito de arroz-de-festa. 😉
Depois vem a pancada com When The Lights Are Down e o retorno a uma nostalgia épica, com Elizabeth (Part I, II & III). As duas primeiras partes são pura representação de Khan, com direito a uma soneca no palco em Mirror Mirror, que é a parte um. Depois vem Requiem For The Innocent. Aqui o peso ressurge um pouco, principalmente com Mari Youngblood de novo nos vocais, mas com direito a uma representação no espelho e com novas “roupinhas”. Até que vem a parte três: Fall From Grace, que é a mais pancadaria e que levanta o público.
Depois vem o hino March Of Mephisto, com Snowy Shaw do Therion dublando o coleguinha Shagrath do Dimmu Borgir; e mais Elisabeth Kjærnes, a coitada que carrega a mala para o palco. Aqui a apresentação se mostra muito bem feita, com a apresentação de Khan como Fausto, e Elisabeth como Helena. É o momento de inertes ventos pretos, com aquele feeling matador mesmo. Depois vem Karma e o show vai se tornando lento e mais lento; até chegar no Drum Solo, que dá uma boa levantada no público. Depois vem Farewell, com seus tecladinhos fofos e a perfeita voz de Khan novamente. Assim encerra o show de uma hora e meia.
Mas não pára por aí. O segundo DVD, na seção Journey Within, tem um HaloVision com Khan, comentando sobre a produção do DVD e da turnê do álbum The Black Halo, entrevistas com cada um da banda, uma entrevista com Simone Simons e a visita do baterista Casey Grillo à DDrum. Na seção de vídeos, tem os clipes de The Haunting, a versão comum e sem censura de March Of Mephisto e um de Serenade, feita pela banda mesmo e com cenas da turnê no Brasil!! Também tem o making of do clipe de The Haunting e um vídeo ao vivo no Sweden Rock Festival 2006 com a música March Of Mephisto. Na seção Miscellaneous tem fichas de todos os membros, galeria de fotos com slide show e a discografia da banda.
Um DVD magnífico. Uma banda de Power Metal, em seu primeiro DVD, com um conteúdo muito bom e que vale a pena conferir. Só resta saber se vão continuar com a qualidade na turnê de Ghost Opera. Se tiver um bom desempenho, que venha outra obra-prima em alta definição.