Jogo do Dinheiro

0

O camarada delfonauta tem dinheiro investido na bolsa? Se tem, a possibilidade de ter ganhado um dinheirinho é praticamente a mesma de ter perdido. E se perdeu, para onde esse dinheiro foi? Ele teria simplesmente feito “puft” e sumido, ou acabou forrando o bolso de alguém?

Esta é a crise pela qual está passando Kyle (Jack O’Connell). Ele ganhou um dinheirinho e resolveu investir para fazer um pé de meia para a patroa e as crianças. E daí… puft! Da noite para o dia, o dinheiro sumiu, junto com outros (coloque o dedinho na boca para ler isso) oito-fuckin’-centos milhões de dólares.

Isso leva nosso amigo a altos níveis de desespero, e pessoas desesperadas fazem coisas desesperadas. Então lá vai ele invadir o programa Jogo do Dinheiro, cujo apresentador Lee Gates (George Clooney), prometeu que o investimento em questão era mais seguro do que poupança. Claro, é difícil fazer amigos quando você invade um estúdio de televisão carregando um revólver e obriga o apresentador a colocar um colete-bomba. Uh… quem diria?

Jogo do Dinheiro não é um filme único, mas também não é tão comum a ponto de virar um gênero próprio, como as comédias de trocas de personalidades, por exemplo. No entanto, existem muitos filmes com temática parecida e que se passam basicamente em uma única localidade, como Por Um Fio, Quarto do Pânico (este estrelado pela diretora de Jogo do Dinheiro, Jodie Foster) e, talvez o mais parecido de todos, uma vez que aqui é tudo transmitido ao vivo pela TV, o clássico O Quarto Poder.

E sabe o que mais? Eu gosto de filmes assim, e este não é exceção. Acredito que focar uma história em um único lugar contribui para aumentar consideravelmente o suspense. Não por acaso, a parte em que eles saem do estúdio é a mais fraca da projeção.

Ao contrário de seus congêneres, no entanto, aqui temos uma saudável dose de humor. Em nenhum momento o negócio muda do suspense para a comédia, mas justamente por ser tenso na maior parte de sua duração, é difícil não rir quando rolam suas poucas e boas piadas.

Julia Roberts completa o elenco como a produtora do programa que passa boa parte do tempo dando instruções para Clooney, e devo dizer que fazia muito tempo que eu não via um filme com essa moça. Ela está com a mesma cara que eu me lembrava, no entanto.

Jogo do Dinheiro não é exatamente marcante, e não vai tomar o lugar de O Quarto Poder nas aulas de faculdades de comunicação, mas é um filme que mostra a que veio e entretém bem durante toda sua duração, tornando-o uma recomendação certeira.

REVER GERAL
Nota
Artigo anteriorUncharted 4 em 40 imagens
Próximo artigoRed Canids, Schalke 04 e o crescimento dos eSports
Carlos Eduardo Corrales
Editor-chefe. Fundou o DELFOS em 2004 e habita mais frequentemente as seções de cinema, games e música. Trabalha com a palavra escrita e com fotografia. É o autor dos livros infantis "Pimpa e o Homem do Sono" e "O Shorts Que Queria Ser Chapéu", ambos disponíveis nas livrarias. Já teve seus artigos publicados em veículos como o Kotaku Brasil e a Mundo Estranho Games. Formado em jornalismo (PUC-SP) e publicidade (ESPM).
jogo-do-dinheiroPaís: EUA<br> Ano: 2016<br> Gênero: Suspense<br> Duração: 98 minutos<br> Roteiro: Jamie Linden, Alan DiFiore e Jim Kouf<br> Elenco: George Clooney, Julia Roberts, Jack O’Connell e Giancarlo Esposito.<br> Diretor: Jodie Foster<br> Distribuidor: Sony<br>