Em conjunto com os quadrinhos japoneses, conhecidos como mangás, os animes (animações japonesas) são uma das maiores expressões da cultura pop nipônica. Afinal, mais do que elementos culturais de um país, os animes são obras universais que apresentam temáticas para as mais variadas faixas etárias, gostos e classes socioeconômicas. Há fãs em todo o mundo. Os personagens de olhos grandes e corpos esguios caíram no gosto de jovens, crianças e adultos.
Em Mestres do Anime, que o Centro Cultural Banco do Brasil realizará, em parceria com a Fundação Japão, em São Paulo e em Brasília, serão exibidas obras dos diretores mais consagrados da animação japonesa, como Osamu Tezuka (do clássico infanto-juvenil A Princesa e o Cavaleiro), Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro, vencedor do Oscar de melhor longa metragem de animação, em 2003 ) e Satoshi Kon (Atriz Milenar).
Haverá ainda a realização de dois debates: um deles será ministrado pela estudiosa Sonia Luyten (tema: O Anime no Mundo) e o segundo pelo jornalista Marcelo Del Greco, em conjunto com o tradutor Arnaldo Oka (tema: Tradução e Adaptação de Anime e Mangá).
A curadoria da mostra é assinada pela Editora JBC, empresa brasileira do ramo editorial especializada em cultura japonesa e uma das maiores editoras de mangás do País. Para os editores, “os animes são uma prova do talento e criatividade dos japoneses. Mais que isso, fazem parte da identidade cultural da nação. Neles estão representados a história, as lendas e o cotidiano da sociedade nipônica. A linguagem, entretanto, é revolucionária no mundo cinematográfico”.
Mestres do Anime exibirá os seguintes títulos, a partir de 10 de outubro: A Princesa e o Cavaleiro (1967, Osamu Tezuka), Adeus Patrulha Estelar (1978, Toshio Masuda e Leiji Matsumoto), Nausicaä do Vale dos Ventos (1985, Hayao Miyazaki), Meu Vizinho Totoro (1988, Hayao Miyazaki), Túmulo dos Vagalumes (1988, Isao Takahata), O Vento Chamado Amnésia (1993, Kazuo Yamazaki), Princesa Mononoke (1997, Hayao Miyazaki), Atriz Milenar (2001, Satoshi Kon), Vozes de uma Estrela Distante (2003, Makoto Shinkai), Ghost em the Shell – Innocence (2004, Mamoru Oshii) e O Lugar Prometido em Nossa Juventude (2004, Makoto Shinkai).
Serviço:
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo
Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652
www.bb.com.br/cultura
Cinema: 70 lugares
Entrada gratuita, com retirada de senha meia hora antes do evento.
Mestres do Anime estará em cartaz de 10 a 21 de outubro – quarta a domingo
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física // Ar-condicionado // Loja // Cafeteria Cafezal
Opções de estacionamentos particulares nas ruas Boa Vista, Senador Feijó e Libero Badaró.
Confirmar preços, dias e horários de funcionamento.
Sugestão: Estacionamento Jockey Club – Rua Boa Vista, 280. Horários: de 2ª a 6ª feira, das 07h às 23h. Aos sábados, das 07h às 18h. Não abre aos domingos.