Poucas pessoas, especialmente no mundo do entretenimento, têm uma carreira tão consistente quanto os irmãos Wayans. Talvez o AC/DC, mas pouquíssimos outros. E, assim como acontece com a banda de rock australiana, se você já assistiu a um filme dessa turma, sabe exatamente o que esperar. Refiro-me a obras do naipe de As Branquelas e Todo Mundo em Pânico. Em outras palavras: filmão, delfonauta! Filmão!
Inatividade Paranormal é exatamente o que você pode esperar da família Wayans. Pense naquela série de filmes “Alguma Coisa Movie”, que são basicamente refilmagens escrachadas de grandes sucessos da sétima arte. Obviamente, a paródia de hoje foca em Atividade Paranormal, de onde tira praticamente todas suas cenas, embora também chupinhe alguma coisa de A Bruxa de Blair e [Rec]. É até estranho que o nome completo original do filme não seja Haunted House Movie.
Em outras palavras, todas as cenas já são conhecidas se você é um frequentador assíduo de longas em POV. Essa repetição já deixa a projeção entediante, e o tédio se torna ainda mais agravante graças às piadas, que também é exatamente o que se espera dos Wayans. Fluidos corporais, peidos e cocô. Só coisa fina. Não é à toa que, quando escrevi um artigo sobre humor nonsense, usei os irmãos Wayans como exemplo do que evitar. O humor deles não é apenas imaturo, é simplista. É o mesmo tipo de piada que rola em uma roda de moleques de 13 anos. E talvez seja por isso mesmo que eles fazem sucesso.
A carreira dos Irmãos Wayans até hoje foi pontuada por sucesso de público e fracasso de crítica, em um dos poucos casos em que o DELFOS concorda com a crítica de cinema padrão. Inatividade Paranormal não faz absolutamente nada para mudar isso, mesmo se você o assistir com a cabeça totalmente aberta. E olha que eu tentei. Assim, se você morreu de rir com Uma Comédia Nada Romântica e seus congêneres que copiam a fórmula de Todo Mundo Em Pânico, não perca!
CURIOSIDADES:
– Está em dúvida se vai gostar do filme? Confira abaixo uma cena exclusiva do DELFOS, e tome uma decisão informada.