Helldivers 2 é um jogo que me deixou bem curioso. O original, lançado nove anos atrás, era relativamente pequeno, sem grandes ambições. Porém, agora a Sony tem a tal estratégia de encher o mercado com live services, e Helldivers talvez seja sua IP mais natural para o gênero. Assim, a Arrowhead Game Studios recebeu um generoso aumento de orçamento, o que possibilitou que o escopo de seu jogo aumentasse. Talvez mais importante, a câmera foi modificada, e Helldivers 2 é agora um third person shooter. Tirando isso, no entanto, é curioso o quanto ele se mantém fiel à proposta do anterior.

Helldivers

HELLDIVERS 2 É MAIS HELLDIVERS

Helldivers 2, Arrowhead Game Studios, Sony, Helldivers, Live Service, Delfos

Tudo que eu me lembrava de Helldivers está aqui. Inclusive, lendo minha análise de 2015 supralinkada, vejo que ela descreve perfeitamente o jogo, então vou evitar me repetir falando as mesmas coisas. Simplesmente clique e leia para entender o funcionamento.

Achei que Helldivers 2 fosse mudar consideravelmente agora que virou um third person shooter, mas apesar da mudança de câmera, é um jogo bem fiel à proposta. Lembra de Darksiders Genesis? Parece super diferente, mas é mais Darksiders do que o próprio Darksiders III. É por aí. Achei isso sinceramente bacana, pois é um daqueles casos em que o orçamento extra permitiu que a desenvolvedora realizasse totalmente sua visão. Helldivers 2 é o que Helldivers 1 seria se tivesse o investimento de tempo e dinheiro necessários.

HELLDIVERS 2: LIVE SERVICE DA DEMOCRACIA

Helldivers 2, Arrowhead Game Studios, Sony, Helldivers, Live Service, Delfos

Apesar dos controles típicos de TPS, toda a construção criativa se mantém igual. Você ainda usa stratagems com cooldowns, que devem ser ativados com uma sequência no direcional digital. As missões continuam sendo aquela coisa tradicional de multiplayer. Os mapas são totalmente abertos, e seus objetivos são colocados aleatoriamente. Você escolhe onde dropar, anda até os waypoints e faz o que tem que fazer.

Os objetivos normalmente envolvem dar um comando com o direcional digital, estilo os stratagems, e sobreviver por algum tempo protegendo a área. Coisa básica mesmo. Depois de cumprir todos os objetivos, você solicita a extração, que funciona da mesma forma: um comando chama a nave, e daí você deve sobreviver até ela chegar. Como os mapas são totalmente abertos, e os objetivos são colocados aleatoriamente, Helldivers 2 não é um jogo em que você quer fazer todas as missões ou ver tudo. É como um jogo etimologicamente falando, que você roda para se divertir em algumas partidas, sem se preocupar necessariamente em avançar.

CAMPANHA, HISTÓRIA E DEMOCRACIA

Helldivers 2 não tem uma campanha propriamente dita. Cada missão ajuda a comunidade a liberar um distrito, e este é o esquema live service da coisa. O jogo é uma guerra infinita dividida em pequenas batalhas e você é apenas uma pequena parte de seus soldados, não o escolhido que trará equilíbrio à força dos insetos.

Helldivers 2, Arrowhead Game Studios, Sony, Helldivers, Live Service, Delfos

E é uma pena, porque eu realmente gosto da temática e do humor do jogo. O vídeo que abre a campanha é muito bem feito e deveras engraçado, mas é a única coisa mais roteirizada que eu vi no game. O resto são barks, gritos do tipo “pela democracia”. Além disso, a primeira impressão foi péssima, pois assim que o divertido vídeo inicial terminou, apareceu a tela acima, dizendo que não foi possível conectar no servidor. Suspiro.

VERSÃO DE WINDOWS

A Sony forneceu para nós dois códigos de review, um para PS5 e outro para Steam. Assim, pude testar as duas versões disponíveis. No meu notebook, com uma GPU RTX3070, Helldivers rodou melhor do que no PS5. Resolução 1440 com configurações entre alto e ultra e bem perto dos 60fps.

Helldivers 2, Arrowhead Game Studios, Sony, Helldivers, Live Service, Delfos

No PS5, ele tem os tradicionais modos de performance e qualidade. Embora eu normalmente prefira jogar no modo qualidade, Helldivers é muito mais gameplay do que visual. Então mesmo com o baque de jogar a 1080p, achei mais gostoso jogar a 60 fps no modo performance. Vale dizer também que, se no PS5 o jogo falhava em conectar no servidor, no Windows ele travou totalmente. A tela ficou congelada por uns 30 segundos e daí o jogo fechou e voltou ao Steam. Então vale o aviso que nenhuma versão está estável no momento.

A essa altura já podemos perceber que Helldivers 2 está fazendo bastante sucesso, a ponto de que tem potencial para ser o primeiro live service da Sony a emplacar. Ele tem qualidades para quem curte o gênero, sem dúvida, mas como tradicional, quem curte uma campanha, uma experiência com começo, meio e fim, não vai encontrá-la aqui.

OS DOIS TIPOS DE GAMES

Existem dois tipos de videogames bem diferentes, e que atraem pessoas diferentes. Talvez o mais tradicional seja o estilo “jogo”. Algo dividido em partidas, com o objetivo de divertir e entreter. São games como Fifa, que as pessoas jogam online sem se preocupar em chegar ao fim. Helldivers 2 é assim.

Helldivers 2, Arrowhead Game Studios, Sony, Helldivers, Live Service, Delfos

Daí tem os games mais narrativos. Menos jogos em si, e mais obras culturais. São histórias, experiências. Algo que termina, e que você quer que termine. Estes são os games que eu particularmente gosto. Partidas aleatórias não funciona para mim, nem a proposta de “jogar pra sempre ou até enjoar”. Helldivers 2 é assim. Um live service afinal. É ótimo no que se propõe. Mas definitivamente não é para mim.