Impostos sobre games no Brasil podem diminuir

0

É unânime, todo mundo que trabalha com games coloca a culpa pelos preços absurdos dos produtos originais nos impostos. E é fato, não interessa a sua condição social e nem mesmo quanto você goste de games: nenhum jogo vale 200 reais e nenhum console vale 3000 galeões.

Pois então existe uma luz no horizonte: o deputado Carlito Merss criou um projeto de lei para estender os benefícios da lei da informática aos games. Se isso for aprovado, podemos esperar por games de consoles nas lojas por $99 reais, mesmo preço cobrado pelos grandes lançamentos para PC. Sim, ainda acho mais do que deveria (na minha opinião, de acordo com a realidade brasileira, um jogo lançamento deveria sair por 50 reais), mas já seria um avanço considerável e talvez o que faltava para que as pessoas parassem de comprar produtos piratas.

Isso ainda é um projeto de lei, o que significa que carece de aprovação. Se você deseja mostrar para os responsáveis os benefícios de tal aprovação, clica aqui e mande um e-mail para “todos”, explicando isso. O número do projeto de lei é 300/07, é importante que você diga isso para que os políticos saibam do que você está falando.

Vi por aí algumas pessoas dizendo que o governo não deveria se preocupar com isso, pois existem problemas mais graves no Brasil, mas isso é uma atitude patética. O governo tem ministérios justamente para que cada um cuide de uma área e esse é o tipo de mudança que ajudaria o desenvolvimento de vários setores. Ajudaria a economia devido a uma maior circulação de produtos legais, ajudaria o desenvolvimento de uma nova indústria no nosso país, o que gera novos empregos – e isso não afetaria apenas desenvolvedoras, mas mesmo outras áreas, como o jornalismo (abrindo mais vagas para jornalistas de games) e até mesmo o cinema (quem sabe o Guilherme não consegue financiamento para fazer seu filme do Contra?) – sem falar que o governo arrecadaria mais impostos, que podem ser usados para os outros setores. Sim, delfonauta, às vezes diminuindo o preço de algo (no caso, dos impostos), é possível aumentar o lucro, graças ao aumento das vendas. Portanto, faça a sua parte. Na pior das hipóteses, com games mais baratos a gente vai ter mais opções de diversão para agüentar viver nesse inferno.

Galeria