Existem basicamente duas formas de se resenhar um filme. A que normalmente usamos aqui no DELFOS é mais pessoal, do tipo “eu gostei” ou “eu não gostei”. Porém, para alguns casos, isso pode ser injusto. É o caso de Horton e o Mundo dos Quem!.
Eu gosto de desenhos e de filmes de criança em geral. Contudo, enquanto alguns exemplares acabam divertindo tanto os adultos quanto os infantes, outros são visivelmente mais focados nos pequerruchos e, com isso, os adultos, mesmo aqueles que nunca cresceram, como eu, podem ficar um tanto entediados. Agora se o filme cumpre aquilo que propõe, e serve como uma boa diversão para os pimpolhos, ainda que para os adultos seja quase um sonífero, seria justo tirar pontos dele?
Bom, a nota aí do lado representa a primeira análise, ou seja, eu não gostei. Mas acho que é minha obrigação profissional deixar claro que o dito-cujo me parece realmente uma boa diversão para as crianças mais novinhas. E talvez até um pouco mais que isso.
Vejamos a sinopse: o elefante Horton ouve uma voz vindo de um grão que está sendo levado pelo vento. Logo, ele descobre que ali existe toda uma civilização de seres mixurucas, os “quem”, e os coitados correm perigo, pois podem ser comidos a qualquer momento por uma minhoca gigante (que para nós não seria gigante) ou algo do tipo.
Essa proposta que vai lembrar qualquer nerd do exército espacial que veio invadir a Terra e, ao chegar aqui, foi comido por um cachorrinho em O Guia do Mochileiro das Galáxias, é deveras interessante e pode pirar o cabeção das crianças que vão assistir ao filme, que provavelmente nunca mais vão olhar para uma formiguinha (ou qualquer bicho pequeno) da mesma forma. E isso é legal. Portanto, se formos analisar o filme através dos olhos de um infante, ele conseguiria pelo menos uns quatro Alfredos.
Infelizmente, eu há muito não sou uma criança, e também não posso esconder o imenso tédio que senti em quase todas as cenas. Portanto, minha recomendação é a seguinte: se você tem mais de 10 anos, não vá assistir sozinho ou com pessoas da minha idade. Se o caro delfonauta tiver pimpolhos, no entanto, leve-os ao cinema, pois eles com certeza vão gostar. E você vai poder aproveitar para colocar o sono em dia. Só toma cuidado para não roncar.