Não, caro delfonauta descrente, isto não é uma piada, nem um título sensacionalista. Se você é fã do Kevin Smith, pode ir se encolhendo em posição fetal enquanto lê.
O Slash Film nos conta que o diretor mais nerd e gordo dos últimos anos anunciou durante o festival de Sundance, que rolou neste fim de semana, que vai pendurar suas chuteiras de diretor após rodar seu próximo filme, Hit Somebody, uma comédia de hóckey.
Mas calma lá: isso não quer dizer que ele quer largar de vez o mercado cinematográfico. No futuro, Smith quer se voltar para a produção e distribuição de filmes.
Em um discurso de mais de meia hora na premiere de seu novo filme, Red State, Smith falou bastante sobre as dificuldades e os custos de distribuição de um filme independente.
“Filmar de forma independente e depois fechar a distribuição com um grande estúdio é o mesmo que ter um filho sozinho e depois dá-lo para adoção. Hoje, qualquer um pode fazer um filme. Sabemos disso porque eu fiz dez. Mas isso já não é o suficiente. Quero mostrar que qualquer um pode também colocar o próprio filme em cartaz“.
A ideia de Smith para provar seu ponto de vista é, no mínimo, inusitada: o diretor irá embarcar numa espécie de turnê, com um rolo do filme Red State debaixo do braço. Ele deve passar por diversas cidades dos EUA, até o dia 19 de outubro, data do lançamento oficial agendado com o “grande estúdio“. Com isso, ele quer negociar a exibição antecipada do filme diretamente com os proprietários de cinema, sem intermediação de nenhum estúdio.
É um plano arriscado, mas a gente sabe que Smith é um cara determinado e com uma considerável legião de seguidores. Se a iniciativa der certo e outros cineastas “de baixo orçamento” comprarem a ideia, é bom os grandes estúdios de Hollywood começarem a tomar suas precauções.
Enfim, para quem ainda não conhece Red State, segue o nada esclarecedor teaser-trailer:
Se não ficou claro, o filme conta a história de um grupo religioso altamente radical do interior dos EUA que odeia homossexuais e se mete em muitos conflitos por conta disso.
By the way, a estreia de Red State foi reagendada recentemente para o dia 19 de outubro, para coincidir com o aniversário de 17 anos de lançamento do primeiro filme de Smith, o pseudo-clássico O Balconista.