Guacamelee! Super Turbo Championship Edition

0

Guacamelee! saiu em 2013 para PS3 e PS Vita e fez um grande sucesso de crítica e público. Agora ele foi relançado para outros consoles, incluindo os consoles da nova geração, em sua nova versão, Super Turbo Championship Edition, uma clara tiração de sarro com Street Fighter, até mesmo no design do logotipo. Mas o que tem de novo? Vale comprar se você já tem a versão original? E se não tem, vale a pena? Todas essas respostas serão respondidas nesta resenha.

DIA DE LOS MUERTOS

Guacamelee! tem seu visual inspirado pelo Dia de Los Muertos mexicano. Manja aquele feriado extremamente colorido e cheio de esqueletinhos simpáticos? Pois é exatamente isso que vai encontrar aqui. Você controla um luchador chamado Juan e sai na porrada contra o exército de esqueletos do vilão Carlos Calaca.

Comparando o visual desta versão de PS4 com a de PS3, admito que não vi muita diferença, mas isso porque os gráficos do original já eram praticamente perfeitos no que se propunham a ser. Trata-se de um jogo com muito estilo, com uma excelente animação e com uma jogabilidade fenomenal.

O som, por outro lado, me pareceu mais envolvente nesta mixagem em 7.1 (salvo engano, o do PS3 rodava apenas em Stereo), deixando as divertidas músicas e efeitos sonoros ainda mais legais. Só é uma pena que não tenham aumentado também a quantidade de músicas, pois, embora elas sejam bem legais, elas repetem bastante ao longo do jogo.

Temos aqui um Metroidvania, daqueles que você tem um mundo grande e passa várias vezes pelos mesmos lugares, abrindo novos caminhos conforme destrava novas habilidades. Caso você não saiba exatamente do que se trata, e o nome do gênero não te deu nenhuma dica, pense em jogos como Darksiders ou o recente remake de Strider. Claro, este é side-scrolling.

Metroidvanias são jogos que eu considero extremamente divertidos e eu até não me importo em passar várias vezes pelo mesmo lugar. O que eu realmente não gosto é ter que voltar até um cenário antigo só para pegar novos itens, e como eu sou um tanto obcecado, acabo fazendo mesmo assim.

O controle é excepcional. Controlar o luchador é um prazer e o ritmo no qual você aprende habilidades novas é muito agradável, dando sempre algo de novo para brincar. Você logo se encontrará fazendo combos longuíssimos e complicados, mas que saem sem nenhum esforço, uma conquista da qual poucos jogos podem se gabar. Veja o combate do game em ação:

MUNDO DE LOS MUERTOS

Além disso, existem dois mundos em Guacamelee!: o dos vivos e o dos mortos. Você no começo viaja de um para outro através de portais, mas logo adquire a habilidade de trocar de mundo com um toque do R2. Isso fará com que você tenha que alternar entre os mundos tanto nos combates quanto nos momentos de plataforma, e ambos são muito legais.

Juan tem alguns poderes muito divertidos. Alguns, como a cabeçada, são usados basicamente para o combate, mas a maioria serve também para o deslocamento, e você precisará saber quando usar cada um deles para poder chegar até o final. Dois deles, o de escalar como um bode e o de voar como um bode, são únicos e especialmente divertidos. No vídeo abaixo, você pode ver a intercalação dos dois mundos e o uso de vários dos poderes de Juan. Repare como eu voo com toda a graça de um bode.

Caso você tenha jogado a versão de PS3, deve ter percebido que o vídeo acima mostra uma área nova. Pois é, e mostra também um novo poder, o de endurecer a lava para poder andar nela. Esta nova área é muito legal e é o trecho mais avançado do jogo, exigindo muita destreza dos dedos. É uma pena que o poder de endurecer a lava só seja usado nesta fase.

Guacamelee não é um jogo fácil, pois exige que você pense em formas criativas para usar seus poderes, mas a learning curve dele é praticamente perfeita, dando sempre tempo para você se acostumar com uma nova habilidade antes de exigir que você a use de formas avançadas.

Tem também um cooperativo local muito legal, onde o segundo jogador assume o papel de Tostada, a guia espiritual de Juan.

O QUE TEM DE NOVO?

Agora se você já jogou a versão de PS3, deve ter clicado aqui para saber o que leva de inédito caso compre a Super Turbo Championship Edition. Vamos listar neste tópico.

O jogo agora inclui o DLC Inferno, que nada mais é do que uma sequência de challenge rooms bem difícil. São desafios daquele esquema “derrote os inimigos sem usar poderes”, o que eu sinceramente acho um saco.

A história está mais longa, com duas novas fases. Uma delas não acrescenta muito, mas a outra, que é a que você vê no vídeo acima, é bem legal. Cada uma dessas fases termina com um novo chefe. Confira um deles aí embaixo.

Além da habilidade de endurecer a lava, agora você também pode usar o Intenso, um modo berserk semelhante à Rage of the Gods do God of War. Se você tiver saco para jogar nas challenge rooms do Inferno, pode destravar também a possibilidade de a sua galinha soltar ovos explosivos. Ah, sim, você vira galinha neste jogo. Pollo power!

O jogo está mais difícil, incluindo uma nova classe elite de inimigos, que se teleporta quando apanha muito. Também colocaram novas orbs, deixando mais difícil conseguir o final feliz. Os troféus também são novos, e esta versão é bem mais difícil de ser platinada do que a do PS3.

Estas são as principais mudanças, então caso você já tenha comprado o jogo uma vez, pode avaliar por si mesmo se vale a pena comprá-lo novamente.

CONCLUSIÓN

Guacamelee! é um jogo fantástico. Se você não jogou o original, esta versão é maior e mais longa, e portanto merece ser a escolhida. Caso já tenha jogado no PS3, no entanto, ainda assim vale jogar pela curiosidade, mas nenhuma das mudanças chega a alterar consideravelmente o jogo, tornando-o uma compra menos certeira. Se você já tem, talvez valha a pena comprar um outro título totalmente novo, mas se não tem, não espere mais e libere o seu luchador interior!

CURIOSIDADES:

– Todos os vídeos nesta matéria foram capturados no meu PS4, ou seja, sou eu mesmo jogando. =]

Galeria

REVER GERAL
Nota
Artigo anterior5 motivos para cantar agudo
Próximo artigoBoyhood: Da Infância à Juventude
Carlos Eduardo Corrales
Editor-chefe. Fundou o DELFOS em 2004 e habita mais frequentemente as seções de cinema, games e música. Trabalha com a palavra escrita e com fotografia. É o autor dos livros infantis "Pimpa e o Homem do Sono" e "O Shorts Que Queria Ser Chapéu", ambos disponíveis nas livrarias. Já teve seus artigos publicados em veículos como o Kotaku Brasil e a Mundo Estranho Games. Formado em jornalismo (PUC-SP) e publicidade (ESPM).
guacamelee-super-turbo-championship-editionAno: 2014<br> Gênero: Metroidvania<br> Preco: US$ 14,99<br> Plataforma: PC, PS4, PS3, PS Vita, Xbox One, Xbox 360 e Wii U<br> Fabricante: Drinkbox<br> Versao: PS4<br> Distribuidor: Drinkbox<br>