Etta James morreu

0

A cantora de blues/soul/jazz Etta James (nome real: Jamesetta Hawkins) morreu nesta última sexta-feira com 73 anos, cinco dias antes de seu aniversário. A informação foi divulgada hoje pelo amigo e ex-empresário Lupe De Leon, que trabalhou para a artista durante 30 anos. Segundo o G1, Etta tinha sido diagnosticada em 2010 com leucemia terminal, mas também sofria de demência e hepatite C.

A cantora teve um carreira de grande sucesso, em especial durante as décadas de 60 e 70, época em que se consagrou com grandes hits como At Last, Tell Mamma, I’d Rather Go Blind, etc. Todas essas canções foram originalmente escritas e gravadas por outros músicos. At Last, por exemplo, foi composta por Mack Gordon e Harry Warren em 1941 para o musical Orquestra Wives. A versão de Etta para essa música foi usada em trilhas sonoras de filmes como American Pie e até foi honrada no Grammy Hall of Fame em 1999. Se o delfonauta não a conhece, pode conferir logo abaixo:

Uma coisa curiosa é que a cantora gravou em seu último disco, The Dreamer, lançado em novembro de 2011, uma versão de Welcome to the Jungle, clássico famosíssimo dos Guns N’ Roses. A música ficou bem legal, e o delfonauta pode ter uma ideia de como a cantora era talentosa clicando no play abaixo:

Apesar de ter realizado uma grande carreira musical, Etta James começou a usar drogas no começo da década de 1960 e levou muito tempo para conseguir deixar o vício. Nesse tempo, ela inclusive atrapalhou a vida do marido Artis Mills, que ficou preso durante alguns anos após ter assumido a culpa por posse de drogas quando, na verdade, as substâncias ilícitas pertenciam à sua esposa.

Etta James está no Hall da fama do Rock desde 1993, além de ter alcançado várias outras grandes proezas, como o já citado Grammy Hall of Fame em 1999 (e em 2008 também) e o Blues Hall of Fame em 2001. Etta tem uma discografia gigantesca, com singles, álbuns e músicas de sucesso.

Foi uma grande perda para o mundo da música, sem dúvida. Se o delfonauta gostava dela, indique alguns trabalhos legais nos comentários, porque aposto que ela não é tão conhecida por todos do público.