Eu fui assistir ao novo Star Trek este final de semana e, cara, como esse filme é bom! A sequência que também é uma prequência se encaixa muito bem no espírito da série e as atuações foram perfeitas. Tanto dos novos Kirk e Spock quanto do resto da equipe da U.S.S. Enterprise. Mas senti pena por William Shatner, o Capitão Kirk original, não ter feito nem uma pontinha no longa.
Segundo os roteiristas Roberto Orci e Alex Kurtzman, havia uma cena, mas eles a cortaram da versão final do roteiro. O principal motivo para não colocar Shatner na tela foi a insistência do ator em ter uma participação maior ao invés de uma ponta, o que era impossível devido à morte do personagem em Jornada nas Estrelas: Gerações. Ou eles reescreviam o roteiro inteiro, ou Shatner não apareceria. Não é preciso ser gênio para fazer uma escolha dessas, não é mesmo?
Pois bem, em entrevista ao io9, os roteiristas descreveram a cena do Capitão Kirk original no longa, que, realmente, seria apenas uma aparição especial. Só que, ela contém SPOILERS do filme. Se você já viu, pode selecionar o parágrafo abaixo. Caso contrário, não perca seu tempo e corra já para o cinema. Você não vai se arrepender. 🙂
Kurtzman: Seria na última cena, quando os Spocks finalmente se encontram. E o Spock ancião está convencendo o jovem Spock de que ele não poderia interferir, porque isso teria afastado Kirk e Spock da sua amizade. E esta amizade é o ponto crucial para várias aventuras.
Orci: Ele entrega uma mensagem gravada de Kirk.
Kurtzman: Ele (o Spock velho) diz: “não tome pela minha palavra“. E ele lhe entrega um holograma que projeta Shatner. Era basicamente uma mensagem de feliz aniversário, sabendo que Spock se mudaria para Romulus e Kirk provavelmente já estaria morto quando ele a recebesse.
Orci: E se transforma numa voz de fundo, no final do filme.
Caramba! Teria sido algo muito legal, sem sombra de dúvidas. Esperamos que Shatner calce as sandálias da humildade para que, enfim, possa participar do próximo longa. Star Trek fez 76 milhões de dólares neste final de semana, apenas nos Estados Unidos.