Eu sei que isso é uma resenha de livro, mas é comum aqui no DELFOS, nós enrolarmos um pouco com os textos, descrevendo fatos das nossas vidas. E um texto ligado à grande obra de Douglas Adams, O Guia do Mochileiro das Galáxias, não poderia ser diferente.
E também sabemos que você adora saber um pouco do nosso dia a dia, delfonauta.
Eu nunca tinha ouvido falar de E Tem Outra Coisa… e tenho certeza que muita gente está descobrindo sua existência agora, lendo este texto. Ou descobriu recentemente em uma livraria. E esse foi o meu caso, caro delfonauta. Estava bisbilhotando alguns livros em uma grande livraria de São Paulo, quando me deparei com a capa do livro, que é essa acompanhando o texto. De cara liguei os desenhos da capa aos da nova versão da trilogia de cinco livros e pensei: “Nossa, fizeram um livro tentando explicar o Guia? Não pode ser!”
A princípio, eu iria ignorar o livro, já que não gosto desse tipo de caça-níquel. Mas como tudo ligado ao Guia tem um pouco de improbabilidade, quando virei o corredor da livraria para ir embora, tropecei em um exemplar do livro, que estava estrategicamente jogado naquele corredor para eu cair. Foi então que eu, bem curioso, fui ler do que se tratava a bendita obra.
Fique bem espantado ao constatar que E Tem Outra Coisa… é uma continuação oficial da trilogia de cinco livros. Todos os personagens que adoramos estão lá: Arthur, Ford, Trillian, Zaphod, a nave Coração de Ouro, Wowbagger, Thor, entre outros. E fiquei mais espantado ainda ao ver o nome de Eoin Colfer como autor do livro.
Quem é Eoin Colfer? E cadê o nome do Douglas Adams nesse livro?
Para você não fazer a mesma cara de espanto que eu fiz, vou lhe explicar tudo. E Tem Outra Coisa… é um livro escrito por Eoin Colfer, um escritor irlandês de livros infantis. Lá na Terra dele, ele é bem famoso. No Brasil, é a primeira vez que ouço falar.
Oficialmente, ele não tinha nada a ver com a obra de Douglas Adams. Daí a viúva de Douglas e a agência literária que cuida das obras dele contrataram Colfer para escrever um sexto livro, para não deixar a série terminar da forma triste como terminou no quinto livro.
O LIVRO
A essa altura do campeonato, você deve estar se perguntando qual é a trama da história. É simples, meu caro. Arthur, Trillian, Ford e Random (a filha de Arthur e Trillian) são reunidos novamente no Planeta Terra. O motivo da reunião deles é simples. Os vogons foram encarregados de eliminar todos os terráqueos do universo. E nada mais simples do que reunir todos em um único lugar. Até Zaphod e a Coração de Ouro aparecem na confusão.
Todos são salvos por Wowbagger, o imortal que passa a sua vida xingando todos os seres do universo em ordem alfabética. E aí começa a brincadeira, pois Wowbagger cansou de ser imortal e quer morrer. E só um Deus para fazer isso. E é aí que surge Thor.
E para completar a história, um grupo de humanos também conseguiu escapar da destruição da Terra. Eles vivem em um planeta chamado Nano. É só juntar um pouco de improbabilidade infinita e esperar que todos esses elementos se encontrem no decorrer da história.
ELE NÃO É DOUGLAS ADAMS
Eoin Colfer até que desempenha bem a missão de trazer a magia dos personagens de volta. Podemos ver que ele fez a lição de casa e continuou de forma aceitável o legado de Adams.
Ele resgatou muitos elementos dos cinco livros. As anotações do Guia sobre diversos assuntos estão lá. Os seres mais esquisitos do universo também. Enfim, para um fã não exigente da obra, E Tem Outra Coisa… será bem agradável de ler e digno de quatro ou cindo Alfredos, com certeza.
Mas em minha opinião, não é bem assim. Eu gostei do livro, gostei de verdade. Foi bom poder ler de novo as aventuras dessa turminha doida. Mas Eoin Colfer não é Douglas Adams, e é aí que o livro despencou na nota.
Em alguns momentos da leitura, me senti em uma novela mexicana. Temos muito drama aqui, temos passagens chatas e infelizmente não temos as sacadas geniais de Adams. Eoin até se esforçou, mas não chegou lá.
E temos até um Arthur cabeça nessa história. Ele deixa de ser aquele personagem totalmente carismático e doido, para se tornar uma pessoa mais “normal” e até mesmo um pai responsável. Digamos que a maioria dos personagens evoluiu de uma maneira chata. Acho que dá para salvar apenas a participação do Zaphod, que ficou muito boa e digna de respeito.
CONCLUSÃO
E Tem Outra Coisa… é um livro feito para não ser levado a sério. Se você for um fã de Douglas Adams e uma pessoa que não aceita bem mudanças nos personagens, o livro será digno da nota que você viu no começo do texto.
Mas se você não liga muito para isso e quer somente de divertir com Ford e companhia, o livro vai te agradar. Vai agradar muito. Será dupal!
Independente da nota, o sexto livro da trilogia de cinco livros deve ser lido por qualquer um que leu os outros livros do Douglas. Vai trazer boas lembranças.
Observações finais
– O robô Marvin não aparece no livro. Aparentemente ele foi riscado do mapa.
– O destino dado a Thor no livro é fantástico. Ele vai agradar a todos os delfonautas, com certeza!
– Com a resenha de E Tem Mais Uma Coisa…, o DELFOS passa a ter todas as resenhas da trilogia de O Guia do Mochileiro das Galáxias.
– Dupal!
LEIA TAMBÉM:
– O Guia do Mochileiro das Galáxias: O início da trilogia!
– O Restaurante no Fim do Universo: Segunda Parte!
– A Vida, O Universo e Tudo Mais: Terceira parte da trilogia de cinco livros!
– Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes: Quarta parte!
– Praticamente Inofensiva: A quinta e última parte da trilogia.
– Aproveite e compre aqui a coleção completa do Mochileiro das Galáxias por apenas R$19,90.