A Walt Disney Pictures pegou suas malas, disse adeus e agradeceu à Walden Media pelos peixes. Assim, os cinco filmes restantes baseados nas Crônicas de Nárnia de C. S. Lewis podem ir para o limbo definitivo.
A companhia do Mickey Mouse alegou apenas que não quer fazer um próximo filme devido a problemas com o orçamento e “outras questões logísticas”. Basicamente, o que isso quer dizer é: a produção é cara demais e não dá o retorno esperado, igualzinho a Superman Returns.
O artigo da Variety também afirma que o desempenho desanimador da segunda parte da franquia, Príncipe Caspian, foi o catalisador da decisão, fato que a Disney preferiu não comentar. Príncipe Caspian custou mais de 200 milhões de dólares e rendeu “apenas” 419 milhões em todo o mundo. Sim, um retorno de 100% é uma péssima performance em Hollywood. O Leão, a Bruxa e o Guarda-roupa, o primeiro longa, custou bem menos e arrecadou 745 milhões de dólares em todo o mundo.
Nesta toada, A Viagem do Peregrino da Alvorada, terceiro longa com previsão de início de produção em 2009, tem um futuro incerto e sequer deve ver a luz do dia.