Desenvolvedora do falecido Duke Nukem Forever diz que não vai fechar

0

Ô, industriazinha complicada esta dos games, hein? Há alguns dias surgiu na internet a notícia de que a 3D Realms iria fechar as portas, o que foi inclusive corroborado por pessoas de dentro da empresa. Só que, aparentemente, os únicos que perderam o emprego foram as pessoas do time que trabalhava em Duke Nukem Forever.

Em e-mail ao Kotaku, o chefe da 3D Realms, George Broussard, afirma que não está fechando, nem irá fechar. Broussard também comentou que a 3D Realms está sendo processada pela Take-Two que, a princípio, faria a distribuição de Duke Nukem Forever.

A Take-Two quer que a 3D Realms devolva 12 milhões de dólares pelo qual teria pago pelos direitos de distribuição do game. No entanto, a 3D Realms diz que jamais viu ou recebeu esse dinheiro. Na verdade, a Take-Two teria pago esta grana à GT Interactive/Infogrames, que foi quem vendeu os referidos direitos. A 3DR havia vendido os direitos de publicação à GT Interactive/Infogrames em 1998, e por isso recebeu um sinal de “míseros” 400 mil.

Tentando simplificar, imagine a seguinte situação. Você começa a trabalhar em uma coisa mirabolante, digamos uma “cadeira inovadora”. Alguém chamado “A” faz um acordo com você para explorar comercialmente a “cadeira inovadora” quando ela estiver pronta. Depois de anos, A desiste da cadeira, achando que ela nunca ficará pronta, e vende este direito de exploração comercial a “B” por 30 vezes o valor pago originalmente. B fica feliz da vida, mas você vê que as coisas não estão indo bem e finalmente descobre que é impossível inovar numa cadeira. B vê seu dinheiro indo para o ralo e quer que você devolva o dinheiro que ele pagou a A, e que você nunca viu nenhum centavo.

Brussard diz que a 3D Realms tentou chegar num acordo com a Take-Two para que houvesse o financiamento de Duke Nukem Forever. A Take-Two não havia gasto nada com o desenvolvimento do jogo até 2008, quando emprestou dois milhões e meio de dólares. No começo deste ano, 3DR precisou de mais dinheiro, mas a Take-Two não quis liberar. Na verdade, todas as ofertas da Take-Two eram para comprar a marca Duke Nukem. A 3DR não aceitou e, sem grana, cancelou finalmente Duke Nukem Forever, mandando toda a equipe embora.

O chefão da 3D Realms ainda afirma que a Take-Two está agindo de má fé, tentando roubar, judicialmente, a marca Duke Nukem. Ele afirma que brigará até o fim para que sua empresa continue sendo a casa do Duke.

Caramba, isso está parecendo até trama de novela das oito!

Galeria