Um dia triste para os fãs do bom e velho Rock’n’Roll. Segundo o NME, Jon Lord, tecladista clássico do Deep Purple, faleceu hoje, vítima de embolia pulmonar.
Lord tinha parado a carreira em agosto de 2011 para tratar um câncer no pâncreas, a mesma doença que matou Steve Jobs no ano passado. Desde 2002, vinha se apresentando com orquestras e chegou a fazer a abertura da Virada Cultural em 2009, com a Orquestra Sinfônica de São Paulo. Mas ele deixou sua marca mesmo foi no mundo do Rock.
Ele foi um dos integrantes originais do Deep Purple em 1968, criando a banda ao lado de Rod Evans, Ritchie Blackmore, Nick Simper e Ian Paice. Após 34 anos na banda, marca ultrapassada apenas pelo próprio Ian Paice, Lord deixou a banda para se dedicar à carreira solo. Ele participou da composição de verdadeiros hinos da banda, como Smoke on the Water, Highway Star, Space Truckin’ e Burn.
Além do Deep Purple, Lord também tocou com o Whitesnake entre 1978 e 1984.
Jon Lord tinha 71 anos e era casado com Vickie Lord, irmã gêmea da esposa de Ian Paice, Jackie Paice. Ele deixa duas filhas e uma legião de fãs.