Coleção Mega Drive (Sega Genesis Collection)

0

Foi com muita expectativa e ansiedade que corri atrás deste game para Playstation 2, que, na verdade, é uma coletânea dos melhores títulos já lançados para o clássico videogame de 16 Bits, o Mega-Drive. Sim, caro delfonauta, eu admito que sempre fui um fã da Sega e defendi durante anos o legado, comprando todos os videogames que se sucederam ao Mega, entre eles, o portátil Game Gear, o Sega Saturno e, posteriormente, o Dreamcast.

No inicio dos tempos, ou melhor, da década de 90, todos sabem que a grande rival da Sega e de seus consoles era a Nintendo. Nessa época, na minha escola, a questão acabou gerando uma rivalidade digna de corinthianos e palmeirenses, com os defensores do porco-espinho Sonic de um lado e os adeptos do pançudo Mário de outro. O negócio ficou tão sério que, durante alguns meses, cada grupo se recusou a jogar os games do console rival, com aquela velha teoria tipicamente infantil “só o que eu tenho é o bom”, de modo que os “garotos Sega” não ousavam tocar em um Super Nintendo e vice-versa.

O que nenhum de nós esperava, ao menos naquela época, era que alguma destas fabricantes de consoles viesse a ser “derrotada”, ou melhor, iria praticamente “à falência”, não pelo crescimento da empresa rival, mas pelo surgimento de uma terceira, desconhecida até então entre os adolescentes viciados em videogame. Eis que surge a Sony com seu console que viria a se tornar a nova sensação do mercado, o Playstation.

Apesar de não muito tempo depois ter sido lançado o famoso Nintendo 64, que possuía uma definição de imagem bem melhor em seus jogos, foi o aparelho da Sony que permaneceu como sucesso de vendas de games durante um bom tempo, desbancando até mesmo os 128 Bits do Dreamcast, isso sem falar de quando houve o lançamento do Playstation 2. Não vou entrar muito nessa discussão porque acho que já tô levando essa resenha pra outro caminho. Voltemos à coletânea.

Ao ler alguns nomes de clássicos do console 16 Bits na capa do jogo, confesso que me emocionei. Teria a chance de jogar novamente aqueles “joguinhos” que marcaram minha infância e tocaram o meu coração gamemaníaco para sempre. A lista é realmente repleta de grandes títulos, apesar de alguns clássicos terem ficado de fora.

A ótima notícia é para os que ficaram temerosos com a jogabilidade quando souberam da existência deste game, afinal, este é um quesito que geralmente piora muito nesses pacotes de jogos adaptados para outro console. A bem da verdade, eu posso afirmar com certeza absoluta que cada um dos títulos apresenta jogabilidade perfeita e exatamente igual ao que era no Mega-Drive, o que é, de fato, algo emocionante para os “velhos adultos Sega”, que já foram “garotos Sega” em uma galáxia muito distante.

Antes de falar dos jogos que integram a coleção, vou citar os títulos injustiçados que não foram incluídos no pacote e pelos quais já há uma torcida para um futuro volume 2. São eles: Shining Force, Toe Jam and Earl, Sonic 3, Sonic & Knuckles, EarthWorm Jim, Space Harrier e o inesquecível Streets Of Rage.

Agora vem a lista completa dos maiores clássicos que você poderá jogar se adquirir este game, mas, primeiramente vamos aos que marcaram minha infância, com um breve comentário em cada um deles.

Alex Kidd in the Enchanted Castle
Para quem não sabe, o personagem baixinho e orelhudo era o grande ícone da Sega na época do lançamento deste game de aventura (antes do surgimento do Sonic), que é, de fato, muito divertido. Exatamente por isso teve um grande sucesso. A franquia também inclui mais jogos lançados para o Master System, entre eles o Alex Kidd in Miracle World e o Alex Kidd in Shinobi World.

Altered Beast
Este game é dos primórdios do console (afinal vinha incluído na compra do Mega Drive tupiniquim) e não tem gráficos muito bons, mas garante muita diversão ao mostrar o personagem se transformando em animais diferentes e com poderes mágicos a cada fase, como lobo, tigre e dragão (acho até que deviam lançar uma versão com o Alfredo no lugar do dragão verde! O problema disso é que o gênero do game teria que mudar de ação para o chamado “ação fofa”, hehehe!).

Bonanza Bros.
Divertido pacas esse joguinho, no qual você deve sair por aí roubando bancos, mansões e outros lugares valiosos. Dá pra jogar em dois jogadores, com os irmãos, ou só com um deles, se você estiver sem companhia. O mais legal é que, a cada item pego, o personagem dá uma risada sarcástica: Aháhá!

Decapattack
Game macabro, cômico e de aventura, em que você comanda uma espécie de múmia que lança seu rosto horrendo para eliminar os inimigos. O gráfico é bem feito para o console, repleto de cores e a jogabilidade com a pequena múmia lembra as aventuras do pançudo Mário nos games da rival.

Golden Axe 1, 2 e 3
Esta saga é mesmo clássica e marcou o console. Confesso que nunca tinha jogado a parte 3, mas ela é tão boa como as outras duas. Muita ação e magia é o que marca o game, que é praticamente um Streets of Rage da Idade Média.

Phantasy Star 2, 3 e 4
Três partes de um game que eu não joguei por completo, mas que ainda possui nos dias de hoje uma legião de fãs. O gênero repleto de diálogos no que pode ser considerado o início dos games de RPG perde muito com o gráfico quadriculado do Mega-Drive, mas quem jogou na época vai poder matar a saudade.

Shadow Dancer
O ninja acompanhado de seu cachorro branco percorre as fases matando uma porção de inimigos e garantindo diversão até para quem nunca o jogou antes.

Shinobi 3
Muito parecido com o game supracitado, com a diferença de que não há a companhia do cãozinho. E também muito bom!

Sonic 1 e 2
Difícil falar de um “garoto Sega” que não tenha se encantado com as aventuras do porco-espinho mais rápido dos games. Concordo que as continuações do Sonic, pelas quais já estão pedindo por um segundo volume, também são muito boas, mas o que marcou mesmo a época foram estes dois primeiros. Há muito tempo, quando eu juntava mesadas para comprar os cartuchos, houve um dia em que corri para a locadora para conseguir jogar o Sonic 2 antes que alguém o alugasse. Dois games que jamais ficariam de fora de uma coletânea como essa.

Confira agora o restante da lista, com os títulos que eu não joguei na infância, mas que com certeza marcaram muita gente: Columns, ComixZone, Ecco the Dolphin, Ecco: The Tides of Time, Ecco Jr., Flicky, Gain Ground, Ristar, Super Thunderblade, Sword of Vermillion, Vectorman, Vectorman 2 e, para terminar, Virtua Fighter 2. Se você já foi um “garoto Sega” como eu, prepare-se para grandes emoções e recordações. E não dizem que recordar é viver?

Galeria

Galeria

REVER GERAL
Nota
Artigo anteriorVision Divine – The Perfect Machine
Próximo artigoPulp Fiction Original Soundtrack
Alfredo De la Mancha
Alfredo é um dragão nerd que sonha em mostrar para todos que dragões vermelhos também podem ser gente boa. Tentou entrar no DELFOS como colunista, mas quando tinha um de seus textos rejeitados, soltava fogo no escritório inteiro, causando grandes prejuízos. Resolveu, então, aproveitar sua aparência fofinha para se tornar o mascote oficial do site.
colecao-mega-drive-sega-genesis-collectionAno: 2006<br> Plataforma: PS2 e PSP<br> Fabricante: Sega<br> Versao: PS2<br> Distribuidor: Sega<br>