As melhores cenas de ação de 2010

0

Como você já deve ter percebido, este ano o DELFOS ampliou sua eleição dos melhores do ano para além dos filmes mais tremendões. Sendo assim, eu fiquei incumbido com a nada fácil tarefa de eleger as melhores cenas de ação de 2010. E não só no cinema, mas em qualquer outra mídia.

Obviamente, os filmes acabaram levando a maior fatia simplesmente por ser uma mídia mais fértil à proliferação de explosões e pancadaria. Mas também consegui eleger algumas das cenas mais hell, yeah da televisão e dos quadrinhos. E aqui convém um aviso em relação aos games. Em 2010, simplesmente não joguei absolutamente nada. Sim, é triste, eu sei. E espero que neste novo ano eu tenha mais tempo para tirar o pó do meu console. Para a lista não ficar sem nenhum representante do mundo dos jogos eletrônicos, o Corrales me mostrou o vídeo que está na nona posição e é tremendão, embora eu não o tenha jogado. E você também pode me ajudar a tornar a lista mais completa deixando nos comentários suas opções de melhores cenas de ação dos games de 2010.

E quem quiser fazer uma lista completa, com todas as outras mídias, também é muito bem-vindo. Então, sem mais delongas, passemos à minha lista das cenas mais tremendonas do ano passado.

9 – KRATOS CONTRA CRONOS

De onde é: Do game God of War III, de PS3.

Como é a cena: Na batalha contra o quinto chefe, Kratos enfrenta Cronos, um sujeito que tem mais ou menos o tamanho do monte Everest. Sem problemas, nada que uma escalada não resolva. Tentando arrancar um pedaço por vez, ele ainda tem de enfrentar dúzias de criaturas menores que infestam o corpo do titã. E pra coroar, ainda é engolido pelo grandalhão. Big mistake, pois Kratos rapidamente se prova um petisco bem indigesto.

Confira abaixo toda a batalha, dividida em duas partes:

Por que é tremendona: Kratos, do tamanho de um inseto se comparado a Cronos, faz dele de gato e sapato com requintes de crueldade. Arranca a unha, estripa e ainda lhe faz um piercing no queixo de brinde. Ele arrebenta tanto que em certo momento Cronos simplesmente pede arrego! E é solenemente ignorado. Isso sim é um verdadeiro duelo de titãs e tudo que a menção horrorosa dessa lista (mais lá pro fim da matéria) não foi. Assista e aprenda. E por que diabos eu não estou jogando isso? Ah é, porque tenho um Wii…

8 – RICK GRIMES CHEGA A ATLANTA

De onde é: Da série de TV e novo xodó nerd The Walking Dead.

Como é a cena: No clímax do primeiro episódio da primeira temporada, o protagonista Rick Grimes chega de cavalo a Atlanta, onde ficou sabendo que havia um abrigo para os sobreviventes. Mas, ao invés disso, só encontra centenas de zumbis famintos que o derrubam do cavalo e o cercam, querendo se alimentar de seus preciosos miolos.

Infelizmente a cena não está disponível no VocêTubo, mas se você está aqui no DELFOS, é bem provável que já tenha assistido e pirado o cabeção, assim como eu.

Por que é tremendona: Pela tensão pura. O cara dobra uma esquina e dá de cara com centenas de mortos-vivos. Perde a montaria e todas as suas armas, exceto o revólver. Preso debaixo de um tanque de guerra, chega a cogitar se matar antes de dar um pouco de sorte e descobrir a escotilha aberta. Pode ser até uma cena curta e sem explosões, mas é de deixar grudado na poltrona.

7 – OS MORTOS SE LEVANTAM

De onde é: Do gibi A Noite Mais Densa 1, e antes de ler a descrição abaixo, aviso que haverá spoilers para quem está esperando a publicação terminar antes de começar a acompanhar.

Como é a cena: Os mortos se levantam como zumbis dotados de anéis negros e sedentos por corações temperados com as mais variadas emoções do espectro das cores. O Lanterna Verde e o Flash são surpreendidos pela ressurreição nada amistosa do Caçador de Marte. Enquanto isso, o Gavião Negro e a Moça-Gavião são atacados em seu museu por duas figuras do passado com consequências trágicas. E isso é apenas o começo do ataque dos lanternas negros, que nesse ponto ainda estão com seus anéis descarregados.

Por que é tremendona: É o primeiro ataque dos lanternas negros e ele já é em larga escala. O ataque ao Gavião Negro é feroz e brutal e você não espera que um personagem tão importante da DC vá pro saco tão cedo assim. A arte de Ivan Reis é sensacional e só acrescenta em dramaticidade.

6 – A PRIMEIRA APARIÇÃO DA HIT GIRL

De onde é: Do filme Kick-Ass – Quebrando Tudo, a melhor adaptação cinematográfica de quadrinhos do ano.

Como é a cena: Kick-Ass, querendo impressionar uma pretendente, vai até o apartamento de um traficante pedir educadamente pro sujeito deixar a mina em paz, mas acaba tomando uma sova. Antes que o pior aconteça, uma menininha mascarada armada com um bastão com lâminas nas pontas aparece e retalha todo mundo no recinto ao som de uma música fofinha que só acrescenta ao humor negro da situação.

Por que é tremendona: Fala sério, é uma menininha mascarada xingando e trucidando marmanjos com uma arma branca enquanto saltita pra lá e pra cá e sorri como se estivesse num parque de diversões. Isso é muito errado no melhor sentido possível. Ah, sim, toda a coreografia da cena também é ótima.

5 – CAPITÃO AMÉRICA E GAVIÃO ARQUEIRO CONTRA A IMA

De onde é: Do gibi Ultimate Comics: Avengers 1, publicada no Brasil em Ultimate Marvel #1.

Como é a cena: O Capitão e o Gavião abordam dois helicópteros cheios de agentes da IMA que roubaram planos misteriosos. Primeiro o Capitão embarca numa das aeronaves usando uma motocicleta. Depois que ele e o Gavião dominam o primeiro helicóptero, o bandeiroso pula pro segundo e dá de cara com o Caveira Vermelha, que lhe aplica uma bela sova e o joga pra fora, desacordado. O Gavião pula atrás sem para-quedas e, ao estilo Caçadores de Emoção, agarra o Capitão América em pleno ar e usa o para-quedas dele para salvar a ambos.

Por que é tremendona: A volta dos Supremos, agora chamados de Ultimate Vingadores, pelas mãos de Mark Millar e do desenhista Carlos Pacheco, resgatam um pouco da época áurea do grupo, quando era escrito pelo mesmo Millar e desenhado por Bryan Hitch. Uma cena cinematográfica, onde é bem possível imaginar os painéis em movimento.

4 – SCOTT PILGRIM CONTRA MATTHEW PATEL

De onde é: Do filme Scott Pilgrim Contra o Mundo, um dos longas mais nerds dos últimos tempos, mas que, infelizmente, embora seja muito divertido, ficou devendo bastante em relação ao material original das HQs.

Como é a cena: Scott está no meio de um show de sua banda, os Sex Bob-Ombs, quando um sujeito indiano estoura o teto do lugar e desafia o Sr. Pilgrim para uma luta até a morte. Mesmo sem saber o que está acontecendo (porque não leu o e-mail que Matt enviara), ele decide fazer a vontade do cara. Fight!

Por que é tremendona: Porque, por ser a primeira luta do filme, sintetiza bem todas as outras que viriam depois. E também é uma das mais elaboradas. Efeitos sonoros e visuais de videogames, outros tantos com influência de animê, gente voando e soltando bolas de fogo das mãos, combos e derrotados virando moedinha. Um verdadeiro orgasmo nerd. Admita, toda vez que você imagina uma briga, é exatamente desse jeito que ela acontece na sua cabeça, com direito a anúncio de K.O. e tudo!

3 – JACK BAUER SEQUESTRA CHARLES LOGAN

De onde é: Do episódio 22 da oitava e última temporada da série de TV 24 Horas.

Como é a cena: Jack Bauer, agindo por conta própria (só pra variar), decide sequestrar o ex-presidente Charles Logan para extrair informações a respeito de mais um plano terrorista ou algo que o valha. Logan, mais sujo que pau de galinheiro, não é bobo, e se cerca de guarda-costas armados dentro de um carro blindado. Isso não é problema para Jack Bauer, como você verá no clipe abaixo:

Infelizmente esse clipe foi o único que achei com a cena em questão e, como você pôde ver, está mal editado e muito acelerado. Mas acho que deu para ter uma ideia de como é a parada.

Por que é tremendona: Na temporada final do seriado, Jack Bauer faz jus ao termo “exército de um homem só”. Usando uma armadura digna do Homem de Ferro (eu quero uma dessa pra mim), ele abate sozinho um monte de capangas, leva um monte de tiros, sai ileso e atinge seu objetivo mandando uma bomba de gás pelo parabrisa e tapando o buraco com o pé. E o que aprendemos com essa cena, crianças? Aprendemos que não importa o que você faça ou quantos capangas contrate, você não vai querer Jack Bauer atrás de você. Ele é o Jason dos seriados de ação!

Ah sim, na continuação dessa cena, ele enche Charles Logan de sopapos…

2 – MACHETE FOGE DO HOSPITAL

De onde é: Do filme Machete, que leva o honroso posto de filme mais sem-noção do ano.

Como é a cena: Machete está num hospital se recuperando de ferimentos anteriores quando os sempre tradicionais capangas contratados invadem o lugar querendo terminar o serviço. Ele então improvisa uma arma com bisturis e sai abrindo caminho, cortando, retalhando e arrancando várias cabeças com um giro só (isso está no trailer). Para coroar a melhor cena do filme, ele abre a barriga de um cara e usa os intestinos como corda, pulando da janela e aterrissando no andar de baixo! É simplesmente lindo.

É uma pena, mas a cena não está disponível no CêTubão, então eu recomendo que você a assista direto na fonte. Verdade seja dita, eu não achei o resto do filme tão legal assim, mas ainda assim há outros momentos de pura ternura, como este, espalhados pelo resto da projeção.

Por que é tremendona: Você leu a descrição que eu fiz pouco acima? O cara usa as tripas dum caboclo pra fazer rapel! Poderia ser nojento, mas o filme todo é tão divertidamente exagerado (embora eu esperasse algo melhor) que vai muito mais pelo caminho do trash que do gore. Só não vá tentar fazer isso em casa.

1 – A LUTA NO HOTEL

De onde é: Do tremendão filme A Origem, o qual ocupa o primeiro lugar não só como cena de ação do ano, como também de filme do ano em minha modesta avaliação.

Como é a cena: O Tommy (de Third Rock From the Sun) está num hotel (dentro do segundo nível do sonho) quando é surpreendido por dois capangas. Ele sai no braço com os dois. Enquanto isso, no primeiro nível, está rolando uma perseguição pelas ruas. Tudo que acontece nela passa a refletir na luta. Assim, não demora muito e o corredor do hotel começa a girar para todo lado e a gravidade enlouquece. E aí o Tommy mostra porque é um profissional infiltrador de sonhos ao continuar a pancadaria como se nada estivesse acontecendo.

Você pode assistir o quebra-pau neste link aqui. Esse não deu pra embedar porque o TuTubo é malvadão e não deixou.

Por que é tremendona: Christopher Nolan sabe como orquestrar uma cena, bem como montagens paralelas. A sequência inteira é tão bonita que chega a ser poética. E sair no braço numa situação dessas deve ser bem legal. Subindo pelas paredes e pelo teto, essa é a melhor briga que o Homem-Aranha não teve a oportunidade de realizar nos seus filmes. Por essas e outras, leva o título de cena de ação de 2010.

MENÇÃO HORROROSA – A PIOR DO ANO: PERSEU CONTRA O KRAKEN

De onde é: Do meia boca ao extremo Fúria de Titãs, aquele filme que foi vendido como 3D, mas que de 3D não tem absolutamente nada.

Como é a cena: O Kraken, depois de muita enrolação, finalmente é solto para tocar o terror. Ele é gigantesco, feio e ameaçador. Então Perseu, montado no Pégaso, fica voando em volta dele atrás de uma criatura alada que roubou a cabeça da Medusa. Após recuperar o item, ele sobe num ponto alto e mostra a cabeça para o bichão, que vira pedra, no clímax menos climático da história recente dos Testosteronas Totais.

Confira a cena abaixo, com direito a trilha sonora do Rammstein:

Por que não é tremendona: Eu já disse que esse é o clímax do filme? Um filme que se chama Fúria de Titãs? Então por que ao invés de subir na porcaria do monstro gigante e meter umas espadadas furiosas nele como qualquer macho faria, ele se restringe a fazer uns voos panorâmicos ao redor do Kraken e matá-lo como um mariquinha? Godammit, o filme inteiro caminhava para esse confronto, e depois de toda a apresentação do monstro saindo da água e rugindo pra todo lado, ele é morto sem o menor esforço e sem que uma mísera gotinha de sangue seja derramada? Isso é muito errado. Pior que errado, é propaganda enganosa. E também uma péssima cena de ação.

D&D – Decepção Delfiana: Os Mercenários

De onde é: Dã, estou falando do filme Os Mercenários.

Como é a cena: Na verdade não vou escolher uma cena específica, mas falar do filme como um todo, pois é recheado de explosões, tiros e porrada durante toda a sua duração. Diabos, essa era uma das promessas do ano. Escrito, dirigido e estrelado por Sylvester Stallone e reunindo o elenco dos sonhos molhados de qualquer fã do cinema de ação, tinha tudo para ser o filme que não deixaria pedra sobre pedra no gênero tão amado das películas de Testosterona Total.

Confira abaixo uma palhinha de uma de suas melhores cenas de ação:

Por que a decepção: Porque por mais legais que essa e outras cenas do longa sejam, ele deixou a desagradável sensação de que um encontro de gigantes como esse poderia e deveria oferecer mais, muito mais do que acabou entregando. Poderia ser mais exagerado, mais divertido e, sem dúvida, ainda mais explosivo. Mas acabou pisando perigosamente perto do pantanoso terreno das obras genéricas. E para um trabalho que pretendia ressuscitar toda a truculência perdida na década de 80, deixou a desejar. Por isso a decepção com um trabalho que, por tudo que se propôs, deveria ter a cena campeã dessa lista, mas nem mesmo conseguiu entrar nela.

Galeria