As Bem-Armadas

0

Máquina Mortífera não foi o primeiro filme buddy cop da história. Longe disso, aliás. Há registro do gênero em questão no cinema desde Cão Danado, o clássico de 1949 dirigido por Akira Kurosawa. Depois ainda veio 48 Horas, aquele com Eddie Murphy, e várias séries televisivas como Starsky & Hutch. Máquina Mortífera só sairia em 1987.

No entanto, se Máquina Mortífera não foi o primeiro, ou sequer um dos primeiros, ele sem dúvida se tornou a maior referência do gênero. Isso é assaz irônico, considerando que a intenção era ser uma paródia do gênero que acabou popularizando Hoje, é difícil ver qualquer coisa que envolva dois policiais com abordagens diferentes e um tom de humor sem se lembrar da dupla eternizada por Mel Gibson e Danny Glover.

A MOÇA DO GOGÓ

As Bem-Armadas é um desses filhotes da cria de Shane Black. Aqui conhecemos uma pintuda agente do FBI chamada Sarah Ashburn (Sandra Bullock). E eu estou perfeitamente ciente de quão assustador é pensar que uma mulher bonita, além de ter um gogó avantajado, ainda é pintuda.

Sarah está de olho numa suculenta promoção, mas seu chefe diz que ela só leva o aumento se conseguir solucionar um caso complicado. E este caso vai se complicar ainda mais quando ela perceber que terá que trabalhar com a irreverente policial Mullins (a sempre desagradável Melissa McCarthy, mais uma vez no seu eterno papel de herself).

É isso. Cá entre nós, a partir dessa sinopse, você já deve saber exatamente o que vai encontrar, e também saber se será um filme que valerá seu ingresso. A história marca presença em todos aqueles pontos de sempre. Você sabe que elas vão brigar muito, eventualmente se reconciliarem e assim por diante. Não vou descrever o filme inteiro aqui, pois não quero encher a resenha de estragões, mas se você já viu qualquer buddy cop antes, sabe qual vai ser o caminho.

E o caminho não se destaca em nada. Não é especialmente divertido, mas também não é chato. Apenas uma cena (a da roleta russa no bilau) é realmente engraçada, e o resto é mais irreverente do que engraçado de fato. É o tipo de filme perfeito para ver na TV em uma tarde de tédio, ou quando você está doente e de cama e não tem ninguém para cantar soft kitty para você. Agora no cinema, eu o recomendaria apenas para grandes entusiastas do gênero, ou para quem estava com saudade de ver a Sandra Bullock que, apesar do gogó e de estar beirando os 50, ainda é linda.

CURIOSIDADES:

– Fazia tempo que não víamos a Sandra Bullock, né? Ela esteve em Tão Forte e Tão Perto, de 2011, mas, embora eu me lembre bem do filme, não me lembro dela nele. Antes disso, teve o bem mais genérico Um Sonho Possível, de 2009. Mas quando ela fazia um monte de filmes, lá nos idos de 2006 (lembra de A Casa do Lago?), a gente vivia pegando no pé dela por causa do gogó. Tadinha, né?

– Outra que não víamos faz tempo é a Jane Curtin, da tremendona série 3rd Rock From The Sun, que aqui tem um papel deveras pequeno.

REVER GERAL
Nota
Artigo anteriorAnnihilator lança um novo clipe tremendão
Próximo artigoO Corcunda de Notre-Dame vai voltar também para a TV
Carlos Eduardo Corrales
Editor-chefe. Fundou o DELFOS em 2004 e habita mais frequentemente as seções de cinema, games e música. Trabalha com a palavra escrita e com fotografia. É o autor dos livros infantis "Pimpa e o Homem do Sono" e "O Shorts Que Queria Ser Chapéu", ambos disponíveis nas livrarias. Já teve seus artigos publicados em veículos como o Kotaku Brasil e a Mundo Estranho Games. Formado em jornalismo (PUC-SP) e publicidade (ESPM).
as-bem-armadasPaís: EUA<br> Ano: 2013<br> Duração: 117 minutos<br> Roteiro: Katie Dippold<br> Elenco: Sandra Bullock, Melissa McCarthy, Michael McDonald, Marlon Wayans e Jane Curtin.<br> Diretor: Paul Feig<br> Distribuidor: Fox<br>