Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto

0

Tem coisa mais irritante do que a modinha da não-linearidade no cinema? Ok, tem, mas isso não muda a minha reclamação. A não-linearidade é uma ferramenta que pode ficar legal quando for usada a serviço da história (tipo Jogos Mortais, Lost ou Amnésia), mas se utilizada simplesmente como gimmick, ou pior, como muleta, pode ferrar tudo. Vide a porcaria chamada Babel.

O delfonauta mais inteligente, herdeiro dos poderes absolutos do vento afro-descendente, já sacou o motivo dessa introdução. Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto sofre pela não-linearidade gratuita.

A história lembra bastante O Sonho de Cassandra. Dois irmãos (Hoffman e Hawke) decidem cometer um crime para mudar de vida. A diferença é que aqui tudo dá errado e eles têm que lidar com conseqüências terríveis.

Assim como em Babel, são três histórias das quais vemos um pedacinho por vez. Temos uma para cada irmão e uma para o papai (Finney). Acontece que, como é comum em filmes com esse tipo de narrativa, uma das histórias se sobressai muito: no caso, a de Hawke, tão interessante e emocionante que vale o ingresso por si só. As outras duas variam entre o oscarizável e o melodrama mexicano e acabam abaixando a nota e o valor do filme como um todo. E aí entra o problema da não-linearidade forçada.

Se tudo fosse contado de forma mais natural, com as histórias se intercalando sem momentos forçados de suspense e sem esse desnecessário clima de mistério, não teria essa sensação de coito interrompido sempre que param a história de Hawke num momento emocionante para ir para o dramalhão de um dos dois. E esse simples fato subiria a nota do filme para uns 4,5, quiçá até uns cinco Alfredos completos.

É, amigão, como você bem sabe, seguir a modinha do momento dificilmente gera bons frutos. O estranho é que um diretor veterano como Sidney Lumet tenha caído nessa armadilha. Ou será que a culpa é da roteirista estreante, Kelly Masterson? Seja como for, este é um filme que merece ser assistido por uma das histórias. Se te interessa, vai fundo.

Curiosidade:

– Aproveitando que estamos falando de diabos, hoje faz dois anos que o DELFOS fez o pacto com o cramulhão e o comemorou com o especial 666. Se você é um dos hereges que ainda não leu, clique no “leia mais sobre 666” aí embaixo e se entregue ao Damien! m/

Galeria

Galeria

Galeria

REVER GERAL
Nota
Artigo anteriorProdutora faz redução de seios em personagens do MMORPG de Conan
Próximo artigoMúsicos do Iron Maiden, Sepultura, Charlie Brown Jr. e Raimundos juntos
Carlos Eduardo Corrales
Editor-chefe. Fundou o DELFOS em 2004 e habita mais frequentemente as seções de cinema, games e música. Trabalha com a palavra escrita e com fotografia. É o autor dos livros infantis "Pimpa e o Homem do Sono" e "O Shorts Que Queria Ser Chapéu", ambos disponíveis nas livrarias. Já teve seus artigos publicados em veículos como o Kotaku Brasil e a Mundo Estranho Games. Formado em jornalismo (PUC-SP) e publicidade (ESPM).
antes-que-o-diabo-saiba-que-voce-esta-mortoPaís: EUA/Inglaterra<br> Ano: 2007<br> Gênero: Drama<br> Duração: 123 minutos<br> Roteiro: Kelly Masterson<br> Artista: 16 anos<br> Elenco: Philip Seymour Hoffman, Ethan Hawke, Albert Finney, Marisa Tomei e Rosemary Harris.<br> Diretor: Sidney Lumet<br> Distribuidor: Europa<br>