A maioria de nós está, ou deveria estar, em casa há dias devido à pandemia que estamos vivendo. Felizmente, não têm faltado bons lançamentos nas últimas semanas. Da adrenalina de Doom Eternal ao terror cinematográfico de Resident Evil 3, quem gosta de videogame está podendo fazer a festa. Porém, há um joguinho com menos ar de superprodução que vem divertindo geral a galera. E estou falando, é claro, de Animal Crossing: New Horizons.
MINHA PRIMEIRA VEZ
Animal Crossing é, provavelmente, a última grande franquia da Nintendo que eu nunca tinha experimentado. Foi falta de interesse mesmo. Este tipo de jogo de simulação social, potencialmente infinito e sem objetivos tão definidos nunca me atraiu muito. Admito que eu nunca compraria um jogo assim. Porém, com o envio do código de review pelos amigos da Nintendo, foi minha chance de experimentar. E veja só, eu gostei muito mais do que esperava. E por ser um jogo totalmente sem stress, uma diversão descompromissada que dura quanto você quiser, Animal Crossing: New Horizons é perfeito para a quarentena.
ANIMAL CROSSING: NEW HORIZONS
A franquia Animal Crossing talvez seja a mais popular da Nintendo. Isso pode parecer uma surpresa para pessoas como você e eu, que piram o cabeção em Super Mario e Zelda, mas tem toda uma turma que adora esses jogos. É tipo Just Dance, The Sims e outros nessa linha, que atraem pessoas que talvez nem se identifiquem como gamers.
Muito disso se deve ao fato de esses jogos serem quase não ficção. Em Animal Crossing, por exemplo, você pode criar um bonequinho parecido com você e viver a fantasia de morar em uma ilha deserta, contribuindo para torná-la um agradável lugar para viver.
Há alguns objetivos, mas eles são facilmente ignorados. Basicamente, em Animal Crossing você simplesmente existe. Você pode conversar com os habitantes, capturar a fauna local, plantar sementes ou colher florzinhas. O que você pegar pode ser vendido, doado (tipo para o museu) ou então usar para decorar sua casa ou a própria ilha.
Você começa o jogo com uma dívida e, ao pagá-la, pode trocar sua tenda por uma casinha, o que cria uma nova dívida. Porém, a pegada é ficar à vontade para pagar essas dívidas quando e se quiser.
Curiosamente, o jogo tem uma pegada de live game. Animal Crossing nunca termina, mas eventualmente chega o ponto em que você precisa parar de jogar. Isso porque você já fez tudo que tinha para fazer naquele dia.
VOLTE AMANHÃ
Por exemplo, quando você escolhe construir sua casa, o personagem Tom Nook diz que ela ficará pronta amanhã. Esse “amanhã” é um amanhã literal. Simplesmente desligue o jogo e volte no dia seguinte para ver sua casinha, novos moradores e outros objetivos.
Os próprios animais que habitam a ilha têm épocas e horários em que aparecem. E sua ilha representa a época do ano e o horário real em que você está jogando. Isso incentiva os jogadores a curtirem o jogo em horários variados para ver e capturar criaturas diferentes. Isso vale até mesmo para outras estações. Eu escolhi que minha ilha ficasse na América do Sul, então atualmente é outono. Voltar nos meses seguintes, no inverno, verão ou primavera, vai mudar bastante o que vou encontrar ali.
Você também pode visitar outras ilhas ou receber visitantes na sua, mas isso exige pagar pelo Nintendo Switch Online, o que no momento eu não faço.
Dá, porém, para visitar ilhas aleatórias que não pertencem a ninguém, onde você pode coletar frutas e animais diferentes. Com um pouco de sorte, dá até para encontrar um novo amigo e convidá-lo a se mudar para a sua ilha.
Assim, eu estou jogando Animal Crossing há alguns dias, e sempre há coisas novas para ver e fazer. É o jogo ideal para quem quer jogar um pouquinho todo dia para sempre, e a portabilidade do Switch é perfeita para isso, mesmo durante a quarentena. Afinal, você pode levar o jogo para o banheiro entre partidas de jogos mais elaborados, como Resident Evil ou Doom Eternal.
Eu não acho que vou me manter jogando Animal Crossing: New Horizons por meses a fio. Esse tipo de jogo com certeza não é para mim, mas eu gostei de conhecê-lo e, até o momento, estou me divertindo com ele. Com certeza você também poderá se divertir.