Análise Savage Halloween: primário, mas bacaninha

Entre pulinhos e tirinhos.

0

Vivemos em uma época com muitos “primeiros jogos”. Infelizmente, a difícil indústria dos games faz com que muitas empresas nunca cheguem ao seu segundo trabalho. Porém, muitas vezes, esse primeiro jogo é realmente muito bom. Nesta análise Savage Halloween, você vai conhecer este jogo de tiro e plataforma nacional, que de fato tem a maior cara de “primeiro jogo”.

ANÁLISE SAVAGE HALLOWEEN

Savage Halloween é um jogo de tiro e plataforma com audiovisual semelhante a games de Nintendinho. Ele segue o mesmo estilo de um Contra, mas não é uma homenagem direta, como o também brasileiro Blazing Chrome. Se liga na carinha dele.

Análise Savage Halloween, Savage Halloween, Delfos

Uma coisa que você logo vai perceber, é quão primário ele é. Mesmo esses jogos retrô, com gráficos de Nintendinho, costumam dar algumas turbinadas para ficarem mais bonitos. Veja, por exemplo, as animações de Celeste, que nunca seriam suportadas em um 8 bit. Já Savage Halloween poderia, literalmente, estar em um cartuchão de NES.

É tudo muito simples. Visual, animações. A IA dos inimigos, por exemplo, é inexistente. Os inimigos se movem e atacam independente do jogador. A maioria deles simplesmente se locomove da direita para esquerda em uma plataforma, enquanto outros soltam um tiro por segundo. Mesmo os chefes têm seus ataques que são feitos independente da posição do jogador.

As animações também são bem primárias. O pulo dos heróis, por exemplo, tem um único frame, algo que foi abandonado ainda na geração 8 bit.

É PRIMÁRIO, MAS É DIVERTIDO

A música se destaca mais. São chiptunes, claro, mas são pegajosas e divertidas. O gameplay é igualmente básico. Você pula e atira. Tem algumas armas especiais com munição limitada e é basicamente isso. Como os inimigos se movimentam e atacam independente do que você esteja fazendo, cada fase é basicamente um curso de obstáculos.

Análise Savage Halloween, Savage Halloween, Delfos
Você pode escolher entre três personagens.

Há três personagens para escolher, e dá para jogar em coop de sofá. Apesar das diferenças estatísticas entre vida, velocidade e saúde, os três são bem parecidos. A característica mais marcante é que, se você apertar o botão de pulo depois do pulo duplo jogando com a Dominika, ela flutua por alguns segundos.

CONTEÚDO: PULINHOS E TIRINHOS

Há sete fases, cada uma dividida em seis estágios. Você tem três vidas e três continues. Morrer retoma do mesmo lugar, mas usar um continue volta do início do estágio. Na minha primeira jogada eu fiquei realmente tenso, pois o jogo não demonstra que salva em nenhum momento. Felizmente, se você perder suas vidas, ou resolver parar de jogar, dá para continuar do início da fase que alcançou. Tem também duas opções de dificuldade.

Análise Savage Halloween, Savage Halloween, Delfos

Savage Halloween não é dos jogos mais difíceis, mas os três continues não são suficientes para chegar até o final da primeira vez. Ele também não é especialmente longo, mas é longo o suficiente para que, se não tivesse saves, seria desconfortável jogá-lo em uma única sentada.

Assim, Savage Halloween é um jogo capaz de divertir por algumas horas, sem nunca realmente empolgar, ou se tornar realmente marcante. Fãs do gênero vão encontrar aqui uma breve e aprazível aventura envolvendo pulinhos e tirinhos.