Se você costuma ler o DELFOS, deve se lembrar de alguns textos onde eu manifesto meu desejo por um jogo estilo Star Fox 64. Eu gosto muito do gênero, mas ele é praticamente morto. Depois de Star Fox 64, tivemos alguns Panzer Dragoon, mas o ápice da qualidade acabou sendo o jogo da raposa da Nintendo. Pois bem-vindo à nossa análise Redout: Space Assault.

ANÁLISE REDOUT: SPACE ASSAULT

Redout: Space Assault é um jogo de navinha em 3D, focado muito mais no combate do que na navegação. Assim, a maioria da sua campanha é exatamente naquele estilo Star Fox, em que a nave avança por um caminho pré-determinado e você vai atirando nos caboclos e desviando de tiros. Podia ser perfeito. É… podia.

Para começar, o jogo é ridiculamente feio. E pior, é muito escuro. Quase toda a tela fica preta o tempo todo. Eu até tentei subir o brilho da minha TV para conseguir ver algo, mas isso só deixou o preto cinza. De fato não tinha nada ali. Se liga nessas imagens.

Análise Redout: Space Assault, Redout: Space Assault, Delfos
Isso não é um visual aceitável para um jogo de 2021!
Análise Redout: Space Assault, Redout: Space Assault, Delfos
Já isso parece piada!
Análise Redout: Space Assault, Redout: Space Assault, Delfos
Nessa pelo menos tem alguma imagem na tela.

Eu sei, parece que eu escolhi algumas imagens pontuais para mostrar a escuridão, mas na verdade é o contrário. As outras imagens que coloquei nessa matéria é que foram escolhidas por ter algo para se olhar. A cara do jogo na maior parte do tempo é essa das três imagens acima.

E mesmo com a tela sendo super mal aproveitada, o jogo ainda roda muito mal no Xbox One X, com quedas frequentes de framerate. Seus problemas, infelizmente, vão muito além do visual.

60% DOS INIMIGOS

Normalmente em jogos assim, você precisa sobreviver até chegar ao outro lado da fase. Redout: Space Assault é mais exigente. Ele costuma colocar objetivos como “destrua 60% dos inimigos”. Chegou ao final da fase, mas não cumpriu a cota, tem que começar de novo. E eu sei, isso até parece relativamente fácil. Porém, o combate não é como Star Fox ou After Burner, em que as naves inimigas caem rápido.

Aqui qualquer inimigo meia boca tem duas barras de vida, uma azul e uma vermelha. A azul representa o escudo, e só dá para danificar a vermelha quando ela estiver esgotada. E, você já deve saber: fique alguns segundos sem “machucar” o caboclo e a barra azul volta a se encher. Redout: Space Assault tenta pegar o gameplay de Star Fox e dar aos bandidos o jeitão “esponja de balas” de The Division. Simplesmente não dá certo.

Análise Redout: Space Assault, Redout: Space Assault, Delfos

Mesmo quando a fase não exige destruir uma quantidade pré-estabelecida de naves, a sensação é que sua nave é muito mais frágil (ela explode com um ou dois tiros) e não tem armas à altura da resistência. É comum aparecerem 10 inimigos na sua frente, você soltar mísseis em toneladas e, quando eles vão embora, explodiu no máximo três.

Você pode – e deve – upar sua nave com os recursos coletados nas fases, aumentando a defesa e o ataque. Porém, o jogo é simplesmente muito mal tunado. Talvez ele seja mais jogável quando você estiver no nível máximo, mas isso exige repetir todas as suas fases dúzias de vezes.

DIFÍCIL, MAS MUITO FÁCIL

Apesar do gameplay ser difícil, o jogo não pune o fracasso. Você tem vidas infinitas e morrer não tira progresso. Assim, dá para avançar na maioria das fases por pura perseverança. Mas daí o jogo coloca um limite de tempo, um chefe que tenta fugir, ou uma exigência de porcentagem de inimigos, e a coisa fica muito difícil. Você acaba falhando sem ter nenhuma culpa no cartório.

Análise Redout: Space Assault, Redout: Space Assault, Delfos
Até o chefe é uma mancha preta. Fala sério!

Uma fase lá no capítulo sete, em especial, me tirou do sério. Eu precisava destruir 60% dos inimigos e passava por ela inteira sem morrer, apenas para de repente aparecer que falhei na missão. O jogo nem me dava uma informação de quanto eu destruí, nem durante a missão (para eu saber se estava indo bem), nem depois. Perdi um bom tempo aí.

Mas não foi só aí que o jogo encheu o saco. Embora a maioria das fases seja “em trilhos”, algumas são de voo livre.

VOO LIVRE

Essas são ainda mais chatas, pois você fica vagando a esmo com objetivos abertos como “encontre a planta”. Na mais pentelha de todas, eu estava sozinho em uma área enorme, e tinha que procurar lugares onde o sinal de comunicação ficava mais forte. Um jogo mais competente daria algum tipo de feedback de proximidade, estilo quente ou frio. Redout: Space Assault simplesmente te deixa solto e fala “se vira aí, fio”.

Análise Redout: Space Assault, Redout: Space Assault, Delfos
Uau! Olha esses gráficos!

Ok, para não ser injusto, os locais que você deve encontrar são marcados por uma bolinha que pisca. Bolinha essa que você só consegue ver quando estiver bem próximo e olhando diretamente para ela. Essa fase, que consiste em simplesmente encontrar três ou quatro dessas bolinhas, me custou 20 minutos de muito tédio (as outras fases do jogo duram cerca de três minutos). E eu fiquei com a sensação de que não conseguiria achar nunca. Argh!

ISSO VAI DOER MAIS EM MIM DO QUE EM VOCÊ

E não digo isso apenas porque eu tive que jogar essa porcaria e você pode simplesmente ignorá-la. A questão é que Redout: Space Assault é um jogo que eu queria muito que desse certo. Ele tinha a possibilidade de reviver um gênero clássico e morto, e acredito que muitas pessoas sentem falta dele.

Análise Redout: Space Assault, Redout: Space Assault, Delfos
Repare a barra de vida em duas cores. Esse é um inimigo normal, que apareceu junto com cinco outros com a mesma vida.

Infelizmente, para isso precisaria de uma retunada completa. Podia até tirar vidas infinitas e respawn imediato, mas a nave do jogador precisava ser mais resistente, enquanto as dos inimigos devem ser muito menos resistentes. Do jeito que ficou, Redout: Space Assault é mais um daqueles que acham que vão ganhar replayabilidade colocando elementos de RPG, mas que acredita que obrigar o grinding é algo desejável.

Mas não é só isso. O jogo precisa de muito mais feedback para o jogador. Maior transparência em quanto falta para cumprir seus objetivos e até mesmo onde encontrá-los. Tudo isso junto faz de Redout: Space Assault um enorme desastre. E dizer isso me torna um panda triste.