Eu deixei o primeiro Guns, Gore & Cannoli passar, mas ele nunca ficou fora do meu radar. Acabei não jogando por pura falta daquela mágica combinação de tempo e oportunidade. Esta semana, Guns, Gore & Cannoli 2 chega ao Switch. E a-há, desta vez ele não passou.
RETRO SHOOTER
A inspiração da Crazy Monkey Studios ao criar este jogo é bem clara: os jogos de tiro sidescrollers dos anos 90, em especial os da Konami, como Contra e Sunsetriders. Particularmente, eu também senti uma semelhança com o quase esquecido Dick Tracy de Mega Drive, mas talvez isso se deva à temática.
Obviamente, a coisa aqui é bem modernizada, e não apenas no visual. Os controles sempre foram um problema nos jogos do gênero de outrora. Coisas como atirar em diagonal sem se mexer, ou atirar para cima enquanto o herói está agachado sempre gerou dores de cabeça em designers e jogadores. Com os controles de hoje, isso é fácil de resolver. Afinal, agora temos duas alavancas. A da esquerda move o personagem, enquanto a da direita mexe na mira.
A coisa funciona bem, e ainda assim a sensação de jogá-lo é mais próxima de Sunsetriders do que de um twin-stick shooter moderno, e acredito que esta seja a intenção.
UM MAFIOSO CONTRA A MÁFIA, ZUMBIS E NAZISTAS
Outra característica moderna que Guns, Gore & Cannoli apresenta é uma história totalmente desenvolvida, através de cutscenes faladas e animadas. Claro, ela não é exatamente um primor, mas é divertida e traz boas piadas. Eu sempre sorria com meu personagem gesticulando enquanto falava, como o estereótipo italiano.
No final das contas, é tudo uma desculpa para você sair matando zumbis com lança-chamas vestindo uma roupa de Papai Noel.
E se esta descrição e a imagem acima tiraram um sorriso do seu rosto, a boa notícia é que há vários momentos assim em Guns, Gore & Cannoli 2. A coisa aqui é cheia de cenas de ação exageradas, com tudo explodindo ao seu redor, carros que atravessam a tela para bater em uma parede do outro lado, e chefes. Não poderiam faltar os chefes.
Não falta variação de cenário. Ao longo da sua campanha, você vai passar por cinemas, cidades abandonadas, e até vai ter uma participação na Grande Guerra.
Guns, Gore & Cannoli 2 é um jogo com a clara intenção de divertir o jogador, e este objetivo descompromissado é justamente o que o torna tão legal. Legal, mas não perfeito.
AÇÃO, AÇÃO E MAIS AÇÃO
O visual do jogo é ao mesmo tempo bacana e um tanto tosco. Eu gosto artisticamente dele, e não dá para negar que as screenshots ficam bonitonas, mas em movimento a coisa não é tão legal. Os membros, por exemplo, não parecem bem conectados no personagem. Enquanto você corre, braços e pernas se mexem, mas parecem partes independentes, e não integrantes de um único corpo. Há uma certa crueza aqui, não tão diferente do que víamos nas primeiras temporadas de South Park, por exemplo.
Há pouco eu falei também da variação de cenários, mas o gameplay não merece o mesmo elogio. Ele funciona bem caso você jogue uma fase por vez, mas se você passar uma tarde jogando, acaba enjoando.
E ele até se esforça em variar, introduzindo áreas de stealth na qual você deve evitar luzes assassinas ou mesmo trechos de plataforma leve. Neste aspecto, ele nunca chega a ficar tão desafiador quanto o Contra, mas ele sem dúvida tem mais variação do que Sunsetriders. Ainda assim, o foco acaba sendo o tiroteio, e ele não se dá tão bem quando tenta sair de sua zona de conforto. E, em sessões estendidas, o tiroteio acaba enjoando.
Talvez ele ganhasse mais poder de permanecimento com uma maior variação de armas. Há 13 armas, mas quatro delas são metralhadoras, e são as mais eficientes. Assim, você praticamente só usa estas. Eventualmente, eu alternava para o lança-chamas ou a escopeta para variar um pouco, mas nunca sentia vontade de usar um dos três tipos diferentes de pistola, por exemplo.
GUNS, GORE & CANNOLI 2
Cá entre nós, eu adorava os jogos nos quais Guns, Gore & Cannoli 2 se inspira. Da mesma forma, tenho um considerável apreço por filmes e jogos do tipo desligue o cérebro e se divirta. E esta é uma definição que se encaixa muito bem por aqui.
Guns, Gore & Cannoli 2 não é um jogo que vai pirar seu cabeção, mas sem dúvida trará algumas horas de diversão. E isso é o suficiente para recomendá-lo para fãs de um tiroteio descompromissado.