Você já ouviu falar de Bud Spencer & Terence Hill? Eles são dois atores italianos que fizeram uma pá de filmes juntos, e é desses filmes que veio a expressão spaghetti western. Pois nossos amigos ganharam recentemente seu primeiro jogo. Bud Spencer & Terence Hill: Slaps and Beans é um beat’em up bem único. Mas antes de falarmos sobre ele, que tal assistir a uma cena de Trinity, o maior clássico da dupla?

SLAPS AND BEANS

Slaps and Beans é, ao mesmo tempo, mais e menos do que um beat’em up. A maior parte do tempo consiste naquele esquema que todo mundo conhece: ande para a direita esbofeteando uns desafetos. Porém, ele é extremamente variado. Em um momento, você pode estar desviando de carros enquanto persegue um caminhão em uma estrada e em outro vai se envolver em uma guerra de comida em um supermercado.

Bud Spencer & Terence Hill, Slaps and Beans, Delfos
Tem muita munição!

Ao contrário da maioria dos beat’em ups, aqui a coisa tem bastante foco na história, então esta variação na ação costuma ser justificada. Além disso, tem várias cenas que, se não são interessantes pelo gameplay, acabam arrancando risadas, como quando você entra em uma casa e martela os botões rapidamente enquanto inimigos são jogados pelas portas e pelas janelas. A coisa é muito desenho animado.

Bud Spencer & Terence Hill, Slaps and Beans, Delfos
Só faltaram onomatopeias.

E esta acaba sendo a coisa mais marcante do jogo. A ação é totalmente pastelão, e eu sinceramente estranhei ao constatar que nunca tinha visto um beat’em up que seguisse esta estética, especialmente considerando quanta porrada tem nesse tipo de humor.

Os movimentos, golpes e, especialmente, os efeitos sonoros, parecem saídos diretamente de um episódio de Chaves. Aliás, eu me senti mais no seriado mexicano aqui do que com Chaves Kart.

Isso se deve ao fato de Chaves ter sido o humor pastelão que eu mais consumi na vida, mas dependendo do seu repertório, você vai lembrar de coisas como Os Três Patetas ou, claro, dos próprios filmes de Bud Spencer & Terence Hill.

ELES RAPTARAM MEU DINHEIRO!

Bud Spencer & Terence Hill, Slaps and Beans, Delfos

Na história, a dupla de heróis deve resgatar uma moça que Terence identifica como sua namorada, mesmo sem nunca ter falado com ela (quem nunca?). Ela era responsável por pagar a dupla pelo trabalho em um filme e Bud está realmente mais preocupado em salvar suas verdinhas.

Não é nada muito especial na parte narrativa. A história é básica desse tipo de jogo, e contada através de diálogos escritos na tela de gameplay. Porém, o humor realmente faz valer a pena ler tudo que os personagens falam. São piadas bem bobinhas, praticamente infantis, mas ei, eu gosto de humor bobo. E aposto que você também.

JOGABILIDADE

gameplay é um tanto bagunçado, com uma detecção de acertos bem estranha. A rotina básica do combate envolve atacar com o quadrado, e assim recuperar a barra de energia azul que fica abaixo da vida. Daí, dá para usar esta energia para fazer um ataque mais forte.

Bud Spencer & Terence Hill, Slaps and Beans, Delfos

Os dois personagens são bem diferentes, em características que vão muito além do tradicional “um é forte, e o outro é rápido”. Particularmente, achei Bud muito mais interessante do que Terence. Ele tem um monte de habilidades únicas, como pegar inimigos caídos, derrubar quem o estiver rodeando e até um rudimentar sistema de parry.

Eu senti que o grandão foi bem mais elaborado do que seu parceiro, mas talvez a intenção seja mesmo a de que um seja mais técnico enquanto o outro é mais fácil de usar. Felizmente, por não se tratar de um RPG, você pode alternar entre os dois a hora que quiser sem nenhuma penalidade. Basta apertar o L1, e você imediatamente vai controlar o outro.

Bud Spencer & Terence Hill, Slaps and Beans, Delfos
Bud é tão forte que é capaz de carregar dois inimigos derrubados ao mesmo tempo.

Tem também coop offline, mas mesmo que você não tenha amigos, os dois sempre estarão na tela. Isso causa seus próprios problemas técnicos, como horas em que o sidekick simplesmente para de andar, e a tela fica presa. Talvez a ideia da Trinity Team seja reproduzir a sensação de jogar com uma criança que não sabe jogar. Mas já que falamos nisso…

MIRÍADE DE PROBLEMAS TÉCNICOS

Quando assisti aos primeiros vídeos de Slaps and Beans, o considerei muito tosco. Depois de jogar, sinceramente não sei se é um tosco intencional, visando emular os filmes da dupla, ou se foi falta de orçamento mesmo. De qualquer forma, não dá para negar que aqui acontecem coisas que não deveriam acontecer.

Bud Spencer & Terence Hill, Slaps and Beans, Delfos
Tipo isso! Isso não deveria acontecer!

Apesar da campanha ser bem curta, eu tive que lidar com uma infinidade de problemas. O da foto acima, por exemplo, exigiu que eu reiniciasse a fase. Em outro momento, os efeitos sonoros simplesmente sumiram. Mandei reiniciar e a música sumiu. Diante do silêncio absoluto, tive que fechar e reabrir o jogo.

E estes são os mais graves. Considerando quanto texto temos por aqui, chega a ser absurdo que não tenham contratado um revisor, pois a coisa está cheia de erros de digitação (pelo menos no inglês. Português brasileiro está disponível, mas eu não testei).

Bud Spencer & Terence Hill, Slaps and Beans, Delfos
Só neste balão eu conto três erros de digitação.

Visualmente, o jogo lembra bastante os adventures antigos da Lucasarts, com momentos em que tenta fazer o pixelado parecer fotorrealista. É um efeito interessante, ainda que não seja exatamente um jogo bonito de se ver.

Bud Spencer & Terence Hill, Slaps and Beans, Delfos
Nos anos 90 a gente pagava um pau para este tipo de visual.

A música é mais moderna. As canções são de bandas, que aparecem em suas versões cantadas e em alta qualidade. A maioria delas é legal, mas não senti que elas se encaixavam muito bem no jogo. A sensação é de que eu estava jogando enquanto ouvia música no rádio (ou, caso você não seja um ancião, no Spotify).

BUD SPENCER & TERENCE HILL

Slaps and Beans não é exatamente um excelente jogo. Ele caminha entre o tosco e o interessante, mas traz uma grande variação de gameplays e cenários e é sempre divertido, desde que funcione. Para completar, seu humor é bastante simpático e o fato de ser um beat’em up pastelão o faz transbordar charme e originalidade.

Bud Spencer & Terence Hill, Slaps and Beans, Delfos

Não é algo que eu recomende sem ressalvas para todo mundo (Shaq Fu é um beat’em up bem melhor, por exemplo), mas fãs do gênero e de humor pastelão não vão se arrepender de dar uma espiadinha.

E se você quer saber mais sobre os filmes clássicos desta dupla de atores italianos, amanhã traremos uma matéria especial com um monte de fatos e curiosidades sobre eles.

REVER GERAL
Nota:
Artigo anteriorMegatubarão: uma megacrítica em 4D
Próximo artigoRelembrando Bud Spencer e Terence Hill
Carlos Eduardo Corrales
Editor-chefe. Fundou o DELFOS em 2004 e habita mais frequentemente as seções de cinema, games e música. Trabalha com a palavra escrita e com fotografia. É o autor dos livros infantis "Pimpa e o Homem do Sono" e "O Shorts Que Queria Ser Chapéu", ambos disponíveis nas livrarias. Já teve seus artigos publicados em veículos como o Kotaku Brasil e a Mundo Estranho Games. Formado em jornalismo (PUC-SP) e publicidade (ESPM).
analise-bud-spencer-terence-hill-slaps-and-beans-e-quase-um-beatem-up-do-chavesDisponível: PC, PS4, Switch e Xbox One<br> Analisada: PS4<br> Desenvolvedora: Trinity Team<br> Editora: Buddy Productions<br> Lançamento: 15 de dezembro de 2017 (PC) e 24 de julho de 2018 (consoles)<br> Gênero: Beat'em up / minigames variados<br>