Envelhecer, especialmente no início da fase adulta, é um processo dolorido e traumatizante. Tem um montão de filmes, gibis e et ceteras tratando sobre o assunto. Porém, nenhuma outra série do meu conhecimento fez isso como American Pie.
O primeiro filme, lançado em 1999 e clássico do cinema teen, é aquela eterna história de adolescentes tarados virgens doidos para se livrar de sua virgindade. Já dizia Seth McFarlane: “a virgindade é uma maldição que deve ser jogada na primeira garota que aceitar”.
Os personagens do filme e os atores que os interpretam envelheceram e isso foi afetando a série, culminando no casamento do protagonista Jim com a ruivinha safada Michelle, em 2003.
Agora, em pleno 2012, atores e personagens, já adultos, se reencontram para a reunião de 13 anos de sua formatura no colegial. Obviamente, eles vão se envolver em muitas confusões.
Todos os personagens estão de volta. Além dos principais que todo mundo lembra, praticamente todos os coadjuvantes também voltam a aparecer, nem que seja em pequenas pontas.
O humor também é o mesmo. Jim ainda se masturba de formas extremamente criativas e continua sendo pego com a mão na massa a toda hora. O pai dele continua com aquele jeitão carinhoso e fraternal, fazendo tudo para ajudar o filho, mas ao mesmo tempo constrangendo pra caramba o moleque. Desnecessário dizer que as cenas protagonizadas por Jason Biggs e Eugene Levy ainda são os melhores momentos.
E claro, também temos o Stifler, o mais famoso e o preferido de quase todo mundo, que continua sendo imaturo e pentelho sem parecer ser um cara do mal, um equilíbrio bastante difícil de se alcançar.
Em determinada cena, a personagem de Mena Suvari fala para o Oz que “ele está totalmente diferente, mas ainda é o mesmo”. Eu adorei essa frase, pois é exatamente o que acontece quando as pessoas envelhecem. E é o que aconteceu com o filme: American Pie: O Reencontro tem tudo que você espera de um filme da série (sim, há peitinhos!), mas é totalmente diferente. E isso é muito legal!
Todos os personagens estão casados ou em relacionamentos sérios, então obviamente a busca por sexo não é mais a prioridade de suas vidas. Mas conflito é o que não falta na vida adulta. Desde coisas óbvias, como a dificuldade de manter a chama acesa no casamento até coisas bem mais sutis e relevantes, como a importância que o primeiro amor carrega para o resto de suas vidas, este American Pie continua bobo e imaturo, mas também traz um sentimento real que nenhuma outra série de comédia do gênero conseguiu alcançar.
Talvez não seja tão legal para quem não acompanhou o crescimento dos personagens, mas para quem assistiu a todos os filmes e tem idade próxima a eles, é emocionante. E chega a ser assustador o quanto ele reflete a própria vida.
Eu mesmo não esperava gostar tanto, mas não consigo imaginar como este filme poderia ser melhor e ainda manter a identidade American Pie. No final das contas, American Pie: O Reencontro está para a série como O Império do Besteirol Contra-Ataca está para os filmes do Kevin Smith. Mostra a necessidade de se tornar adulto, ao mesmo tempo em que alimenta a beleza de manter sua criança interior. Amarra direitinho toda a história, mas nem por isso tem que ser um ponto final ou a última vez que veremos essa turma.
CURIOSIDADES:
– Aí na galeria você confere uma imagem que vai agradar a todos os delfonautas. As moçoilas poderão curtir Jason Biggs em um sensual traje de banho, enquanto os moçoilos podem admirar as garotas do filme de biquíni.
– Toda vez que um filme com a Alyson Hannigan é resenhado aqui, eu me refiro a ela como “a ruivinha safada de American Pie”. Resultado? Uma das buscas que mais traz gente ao DELFOS é exatamente composta por tarados que buscam “ruivinhas safadas” no Google.
– Se você é um desses tarados que chegou aqui buscando por “ruivinhas safadas”, lamento a decepção, mas saiba que você está entre iguais. Nós também buscamos por ruivinhas safadas praticamente todo dia de nossas vidas. E com bacon!
Carlos Eduardo Corralesmeister nunca fez sexo com uma torta, mas acha ovos de páscoa bem sensuais.
Galeria