Akane é o tipo de jogo que dificilmente me apetece. Com suas partidas rápidas, que duram poucos minutos, também é o jogo perfeito para um portátil como o Switch. Na verdade, ele é tão simples que poderia ser lançado até para celulares.

AKANE

A premissa é bem simples. Você controla uma moça pintuda, armada com uma katana e uma arma de fogo (que pode ser revólver, escopeta, etc). Ela está em território inimigo, e sabe que vai morrer. Mas está disposta a levar os meliantes com ela. Quantos você vai conseguir assassinar antes de ser assassinado?

Akane, Ludic Studios, Delfos

O visual é simples, e o gameplay também. Cá entre nós, eu me lembro de jogar coisas em Flash semelhantes a Akane lá nos idos de 2002, através de browsers. E estes jogos eram até mais bonitos.

QUANTOS VOCÊ CONSEGUE MATAR?

Felizmente, o gameplay, apesar de simples, é satisfatório, ainda que seja basicamente um minigame. A forma mais segura de matar os inimigos é com a katana, mas isso custa a barra de stamina. Armas de fogo e golpes especiais são menos eficientes, mas aumentam seu medidor de pintudice (boldness).

Akane, Ludic Studios, Delfos
O golpe especial mata todo mundo que estiver na tela.

Há sempre cinco desafios liberados e cumpri-los libera novos equipamentos, como outras armas de fogo, katanas ou roupinhas que alteram o gameplay de alguma forma. Trocar o revólver padrão pela escopeta, por exemplo, é um upgrade considerável, mas o resto que liberei não fez tanta diferença.

CHEFE

A cada 100 inimigos, aparece um chefe. Aparentemente, o chefe é sempre o mesmo, mas vai ficando levemente mais difícil a cada nova aparição. Ele vem sempre sozinho, no entanto, e isso o torna consideravelmente menos perigoso depois que você descobre como vencê-lo.

Akane, Ludic Studios, Delfos
Este é o chefe.

Depois que eu peguei as manhas, normalmente morria porque minha stamina acabou em um momento inapropriado ou porque apareceu uma cyber-ninja. Este é um tipo de inimigo que funciona mais ou menos como o chefe, mas vem junto com dezenas de outros caboclos, o que para mim acabava sendo comumente uma sentença de morte.

BATA SEU RECORDE

Um dos desafios que apareceu para mim depois de vários cumpridos, foi um “all clear“, o que demonstra que provavelmente há um final para o jogo. No entanto, eu matei centenas e centenas de meliantes, e não rolou nenhuma variação. É sempre o mesmo chefe, o mesmo cenário e os mesmos tipos de inimigos.

Akane, Ludic Studios, Delfos

Dito isso, o gameplay rápido e satisfatório de Akane o torna altamente viciante. Para você ter uma ideia, eu resolvi parar de jogá-lo quando era cerca de sete da noite. Porém, sempre arranjava uma desculpa para mais uma partidinha. Ou tinha um upgrade novo, ou cheguei perto de bater meu recorde. E o fato de cada partida durar poucos minutos tornava fácil me convencer a mais uma. Quando finalmente consegui parar, era mais de oito horas.

Akane é um minigame. Simples, focado apenas em bater seu recorde. Mas se é isso que você procura, ele faz muito bem seu trabalho. Quero ver é você conseguir parar sem mais algumas partidinhas.